Quarta, 24 Abril 2024

Dá esperança a atitude do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas de dialogar com os setores relacionados à sua pasta. De formação técnica e profissional incontestável, bem como extensa experiência na administração pública com resultados positivos, Freitas poderá colher bons frutos na incumbência de aprimorar a integração logística nacional. Fazer-se entender é indispensável à legitimação das finalidades. Sua tarefa de reconstruir um ministério que vem sendo há muito deteriorado pelo PR de Valdemar Costa Neto é um desafio hercúleo.

trilhos descarrilar

Ao analisar as logísticas brasileiras a partir dos portos, percebemos que o principal complexo portuário do Hemisfério Sul, o de Santos, está à deriva. Comandado por um presidente sem perfil nem experiência, o porto santista talvez não consiga quórum estatutário para deliberação da sua diretoria executiva. Acrescente-se a isso o fato de que a maioria da sua diretoria ter sido retirada de suas funções pelas mãos da Polícia Federal. Os portos são origens e destinos dos principais e mais valorosos fluxos de carga movimentados por meio dos múltiplos modais de transportes. A partir deles são pensadas soluções e prioridades.

Leia ainda
* Parlamentares querem a regionalização do Porto de Santos

Em LesChemin de fer (1981), Geoffrey F. Allen relata a crise que abalou a ferrovia francesa e a europeia como um todo, com o desenvolvimento dos transportes rodoviário e aéreo. O autor vê sinais da recuperação ferroviária. No caso das ferrovias nacionais, esta visão também pode ter sentido na determinação do novo ministro convocar, por meio do diálogo, os segmentos afetados pela difícil situação em que se encontra aproximadamente 30 mil quilômetros de ferrovias. Na sua secular história do modal, há fatos abomináveis como o recente caso da construção da Norte-Sul sob a direção do ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha. Certamente, só haverá produtividade nos portos com acesso ferroviário com mínimo de resistência e máximo de sustentabilidade. E não falta competência nacional para realizar tal missão.

Leia mais
* Os trilhos no novo governo

Historicamente no Brasil, a navegação interior permitiu a expansão de fronteiras para o Oeste, servindo também como via de acesso e transporte de pessoas para regiões de estados como Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. Atualmente, os portos do Arco Norte são palco de soluções logísticas geradoras de trabalho e atraentes de capital. Trata-se de uma perspectiva alentadora, cujo sucesso vai depender muito, e não pouco, da capacidade de sustentação dos três pilares das ações do novo Ministério da Infraestrutura: planejamento, gestão e regulação. O modal aquaviário irá desempenhar um papel importante, principalmente para garantir margem por unidade de produto na agricultura do Cerrado, na era tecnológica. Significa reverter a afirmação corrente de que o problema da produção agropecuária é da porteira até os portos. Por conta da logística deficiente.

Leia mais
* Cabotagem pode ser uma alternativa competitiva para o trtansporte da indústria catarinense

Desnecessário abordar a capacidade do transporte aquaviário para deslocar grandes volumes por grandes distâncias. No entanto, nossa cabotagem ao longo de quase 8 mil quilômetros de costa ainda se mantém, no mínimo, cinquenta anos atrasada. Decerto que, para desenhar um mapa inovador para os fluxos brasileiros de produtos e pessoas, Freitas precisa promover uma logística produtiva que "converse" com todos os modais. Pois, a ruptura política ocasionada pela eleição do presidente Jair Bolsonaro pode se traduzir em uma oportunidade para promover preços e produtos mais competitivos. E, assim, promover desenvolvimento econômico e social.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto