Terça, 16 Abril 2024

Chamada também de ferrovia da corrupção e ainda inacabada, depois de mais de trinta anos, a construção da ferrovia Norte-Sul continua ruidosa. Nesta quinta-feira (28/03), acontece um leilão judicializado e que promete bastante barulho, por conta do preço mínimo, muito mais baixo que o do seu Tramo Centro Sul, concessão à Valec em 2017. Um cenário de desconfiança que expõe de forma inequívoca a ineficácia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

ferrovias freepikFreepik.

Leia
Opositores do leilão da Ferrovia Norte-Sul lançam manifesto contra leilão

Para a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a ferrovia Norte-Sul é o principal projeto de integração da região Sul, por introduzir uma nova matriz de transporte que favorecerá a logística da produção regional. Já para a região do Arco-Norte do País, a ferrovia irá impulsionar a saída de grãos e outros produtos pelos portos da região Norte para a exportação a outros países. Trata-se, sem sombra de dúvida, de um projeto que vai construir novos horizontes logísticos e produtivos, com reflexos virtuosos no desenvolvimento nacional.

Leia mais
* Ação popular contesta licitação da ferrovia Norte Sul que favorece VLI

Para o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, que afirma “ter tido uma discussão muito positiva com o Ministério Público, não há motivos para acreditar que não vai acontecer o leilão”. A conferir. Trata-se de uma longa novela da construção de uma ferrovia de lances inconcebíveis, desde a compra de toneladas de trilhos fora de especificação e tantas outras ações criminosas mais. Egresso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), o ministro conhece bem as baixas qualidade e a produtividade desse projeto. Apesar de tudo, é preciso construir a ferrovia.

Leia também
Corrupção nas ferrovias precisa de investigação

Daqui para frente será imperativo adotar padrões de governança que promovam, de forma rigorosa, mudança organizacional como um processo contínuo. Ações que resultem em custos mais baixos, aumento de receitas e aprimoramento dos serviços oferecidos aos clientes. Ou seja, criar uma ferrovia autossustentável e de baixo custo, administrada com sólidos princípios comerciais e ágil processo decisório. Historicamente e na atual conjuntura, a Vale consegue corresponder à confiança que se exige para materializar essa nova ferrovia?

Leia ainda
Potencial da Norte-Sul pode estar inchada, aponta consultoria

Tal empreendimento é uma obra projetada para implementar logísticas de carga e intermodalidades, um eixo Norte-Sul integrador de diversas malhas ferroviárias e redes modais de transporte. Concebida e iniciada na ditadura militar, chega ao seu destino final no governo democrático militar. Sua conclusão constituirá um marco histórico exitoso da política ferroviária do Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto