Sábado, 20 Abril 2024

Quando se completa os 100 dias de governo Bolsonaro é possível perceber uma estruturação suficiente para realizar a travessia e completar o mandato sem grandes dificuldades. Nesse período simbólico inspirado no tempo que o imperador Napoleão demorou para retomar o governo da França, aconteceram acomodações no poder central em Brasília, um processo que é chamado no xadrez de desenvolvimento de peças. Essa posição vantajosa na abertura do mandato tem três pilares estratégicos: o próprio presidente, o vice Hamilton Mourão e o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.

Navios 08ABR2019
Suprimir o desemprego é motivo vital para legitimar a vitória nas urnas. A prioridade do País não são as metas apresentadas como panaceia pelo ministro Paulo Guedes. Reverter nossa baixa produtividade, estancar a crescente desigualdade e combater a corrupção são urgências brasileiras.

Produzir pouco e mais caro diminui a competitividade da nossa produção; distribuir menos reduz o poder de compra, debilita a economia, desaquece o desenvolvimento e provoca desemprego. Exemplo disso, entre tantos, é a construção de 4.783 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul ainda não concluída, depois de 30 anos e a corrupção desenfreada e bilionária que faz parte da sua história até há pouco tempo.

Leia ainda
* Ferrovia Norte-Sul: uma solução custosa

Analisemos a baixa produtividade do Brasil comparada ao desempenho da China. Com território 1,1 vezes maior e a população 6,6 vezes maior que a nossa, o desemprego no gigante asiático é de 3,8% contra 12% no nosso país. Como investidores, a multinacional chinesa State Grid Brazil Holding, que controla 18 empresas de transmissão de energia no território brasileiro, apresentou, nas suas Demonstrações Financeiras em dezembro de 2018, um patrimônio líquido desse conglomerado de empresas de R$ 14,577 bilhões. Resultado que também revela o nosso incontestável potencial econômico nacional.

Leia também
* Propulsor de inovações para o agronegócio brasileiro

Niccolò Machiavelli ensina-nos que “nada faz estimar tanto um príncipe como os grandes empreendimentos e o dar de si raros exemplos”. Assim se deu com a construção de Brasília, da rodovia Transamazônica, das hidrelétricas Itaipu e Belo Monte e com a transposição do rio São Francisco e a descoberta do pré-sal. O ministro Tarcísio de Freitas pode reeditar essa fama e glória no atual governo, construindo infraestrutura para nossas cadeias logísticas portuárias fluírem com produtividade. Assim, irá criar mercados mais integrados e gerar trabalho para o brasileiro nos índices da China. Portanto, não se pode tolerar o que vem acontecendo no importante Porto de Santos (SP), cuja diretoria causa problemas em várias frentes e traz incerteza a essa iniciativa oportuna e urgente.

Leia mais
* Portos privatizados para melhorar a produtividade

China Dad 08ABR2019Linhas de Produção – *PMI: indicador da saúde econômica (vendas) para fabricantes e setores de serviços

Indubitavelmente, a ruptura que provocou o resultado da eleição presidencial foi fruto do ressentimento popular transformado em raiva. A raiz desse desarranjo foi o desemprego. Porém, como argumenta o pai do Capitalismo, Adam Smith, o governo, por sua natureza, é incapaz de dirigir a economia. Por isso, convém ao vice Mourão intensificar a promoção de diálogos politicamente inteligentes com os setores produtivos organizados. É preciso disseminar esperança e promover o alinhamento imperioso ao bom desempenho da equipe governamental nesta quadra de tanto pessimismo em relação à economia mundial.

Leia também
* Portos do Brasl seguem sem rumo 
* Navegação e portos em inovação

Por certo, Bolsonaro, mesmo sem ter nascido para ser presidente, como constata, contando com os conselhos do general Heleno, poderá cumprir seu mandato honrando com uma democracia mais forte e sem decepcionar seu eleitorado.

O povo brasileiro quer que o País dê certo. Viva o povo brasileiro!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto