Sexta, 19 Abril 2024

Apesar dos altos custos dos serviços de dragagem e de denúncias de superfaturamento em procedimentos abertos no Ministério Público Federal sobre esses serviços no Porto de Santos (SP), não vimos anunciadas providências para dar melhor tratamento à questão tão complexa e fundamental à produtividade dos portos. Por isso, perguntamos: Por que não há propostas que discutam os aspectos técnicos que envolvem esses serviços?

600 Porto velho

Leia mais
* Portos lentos repetem políticas passadas 

Muito se fala em novos paradigmas portuários, mas pouco se faz. O que se verifica é uma preocupação focada em realizar concorrências, balizadas em parâmetros que precisam ser discutidos à luz da eficiência. A redução dos custos portuários no caso da dragagem - uma forma de acelerar o comércio e a competitividade - não se resume apenas no tempo de vigência do contrato, como tem sido divulgado.

Leia ainda
* Dragagem do Porto de Santos: o que é ruim pode piorar

O bom seria começar por debater as margens de lucratividade do empreiteiro com vistas aos aspectos técnicos de “engenharia” recomendáveis ao processo. Um desses aspectos é a estimativa dos quantitativos de assoreamento e a eficiência da dragagem. Falar em volume dragado vinculado ao volume (m³) é uma abordagem diferente quando o material dragado é medido na cisterna e como é hoje medido “in situ”, ou seja, o fundo do canal.

Leia também
Erros conceituais prejudicam dragagem no Porto de Santos

O critério hoje adotado redunda em erros grosseiros e tecnicamente inaceitáveis. Um desses é confundir vaza, sólidos e solo na avaliação dos volumes “in situ”, que são conceitos distintos à luz da Mecânica dos Solos. Não bastasse isso, inseriu-se tolerâncias nos serviços sem qualquer avaliação operacional e de metrologia nas medições. Isso resulta, em última análise, nas dificuldades encontradas para a sua contratação. São altos valores em jogo e pagos com dinheiro do contribuinte para que não se tenha uma exigência rigorosa nas questões técnicas.

Leia ainda
Dezoito milhões de reais: completa análise sobre o pagamento da Codesp à Dragabrás

Existem estudos a respeito do estuário de Santos conflitantes entre si e que alertam à necessidade de se aprofundar a avaliação dos índices de assoreamento do canal. Tais valores, considerados nas medições dos volumes pagos, carecem de confiabilidade, como revelou Portogente na recente medição da dragagem pela Dragabrás. Até hoje não houve as explicações à sociedade pela diretoria e o Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Leia mais
Porto de Santos: mudança para pior?

Governança corporativa e atendimento ao cliente por um porto traduzem-se, principalmente, em oferecer profundidade de projeto à navegação dragada com produtividade e custos portuários competitivos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto