Quinta, 25 Abril 2024

No concorrido 30º aniversário da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), no dia 14 último, em Brasília, entre importantes e esclarecedores pronunciamentos de autoridades, o discurso do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni e Silva, surpreendeu políticos do Congresso e representantes setoriais. Foi uma defesa disparatada de uma inexorável privatização da gestão dos portos brasileiros, sem argumentos convincentes, acima de tudo.

600 Portos noite

Leia mais
Privatização de Portos Públicos

Em seguida, discursos de deputados e senadores rebateram a exposição do secretário de Portos. Sob a ótica política, tais falas foram um prenúncio de que a tese da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários será um ingrediente a mais na crise do governo Bolsonaro. Um acréscimo de resistência às reformas fiscais. Pois, se a privatização unificada da gestão e da zeladoria (dragagem, limpeza etc.) do porto, como anuncia Piloni, possa ser um excelente negócio para a empresa privada, não se pode dizer o mesmo em relação aos interesses nacionais. Daí a falta de estatura do secretário para tratar dessa questão tão complexa ter fomentado esse assunto inquietante nas rodas políticas e setoriais.

Leia também
Modelo "falido" de gestão precisa de CAP forte e priorizar expertise portuário

As questões dos portos envolvem variados interesses. Como propõe o engenheiro Frederico Bussinger, ex-diretor e consultor portuário, “por serem centenariamente ambiente/espaço de atuação de múltiplos agentes públicos e privados, a fixação de objetivos explícitos e processos decisórios claros torna-se imprescindível”. São estes fins que devem definir os meios para solucionar as questões portuárias nacionais com justiça e eficácia, não o contrário. Por isso, convém ao secretário tratar tais desafios considerando principalmente a variedade de ideias do setor e os seus diversos papéis: comercial, social, político e desenvolvimentista dessa milenar atividade.

Leia ainda
Frederico Bussinger: Gestão pública X gestão privada

O jargão militar “manda quem pode, obedece quem tem juízo” sugere que a proposta rudimentar e imprópria do secretário de Portos tem anuência - e parece funcionar como prova dos nove - do Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. Da sua parte e preocupado em acertar, o ministro também parece carecer de assessoria à altura do desafio de promover uma nova e histórica Abertura dos Portos. Inexoravelmente, esta caminhada inicia na gestão lordland port descentralizada e segue em direção à privatização competitiva dos serviços de zeladoria. Visto que o Brasil está urgente; tempo é água fria na fervura.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto