O WhatsApp é o exemplo mais conhecido atualmente da aceleração de intercâmbios e interassociações. As pessoas grudam aos celulares trocando e compartilhando mensagens em uma velocidade e a distâncias inimagináveis, há três décadas. O mundo acelerou. Blockchain, que se apresentou como uma plataforma de operação das moedas digitais, é um novo estágio da aceleração das distribuições e disposições do mundo. Agora essa tecnologia também opera no mundo das artes.

blockchain 5

Lançada em 2008 para ser um livro contábil digital das operações de bitcoins, uma moeda digital, a tecnologia Blockchain foi aplicada à logística para controlar a movimentação de mercadorias de forma compartilhada em tempo real e segura. Assim, descentraliza as informações e possibilita o domínio das operações controladas pelos usuários envolvidos no processo. O fato do mundo estar cheio de falsificadores de obras de arte e metade de todas as peças famosas ter réplica, é preciso controlar o caminho desses peças raras e desejadas com rigor e segura. São aplicações e riscos altos.

Leia mais
Segurança e uso de blockchain na logística

Se não estamos vivendo o fim da falsificação de obras de arte, doravante ninguém mais precisa comprar ingenuamente gato por lebre, quando for fazer grande investimentos em peças artísticas raras. A partir da certificação da origem das peças por um especialista ou pela propriedade do artista, o certificado blockchain vai garantir a qualidade genuína.Trata-se de um momento de celebrar a catalogação tecnológica e segura das peças de artes de museus famosos.

Leia ainda
Blockchain é agilidade e competitividade no comércio global

Talvez a arte digital, cuja técnica criativa facilita a falsificação, seja o campo mais notável do papel da Blockchain, para artistas digitais controlarem seus direitos e inibir a falsificação. É a tecnologia desempregando também falsários e criminosos.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website