Quinta, 28 Março 2024

Porto de Santos vive momentos de tensão, além de reivindicações de caminhoneiros que atendem o maior porto do Hemisfério Sul, temos a polêmica do novo PDZ. Torcemos para o diálogo, não para as bombas.

Causa apreensão quando assuntos, como valor mínimo para serviços de frete, retirada da incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) sobre combustíveis e até o plano de desenvolvimento e zoneamento (PDZ) do Porto de Santos viram caso de polícia. Foi o que se viu, nesta segunda-feira (17/02), quando manifestação dos caminhoneiros autônomos foi dispersada por bombas de efeito moral da Polícia Militar.

600 SindicamMomento da prisão do presidente do Sindicam. Imagem: reprodução do JT Tribuna - 1ª edição.

Editorial | Portogente
Planejamento do Porto de Santos gera conflitos

Sem entrar no mérito das reivindicações, importante ressaltar que conflitos que não são resolvidos com diálogo retornam ainda mais fortes. Por isso, causa estranheza que o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Alexsandro Viviani, o Italiano, tenha sido detido durante greve de 24 horas no Porto do Santos. 

Dentro deste cenário, ganha relevância ainda maior a audiência pública chamada pelo vereador Francisco Nogueira, na Câmara Municipal de Vereadores de Santos, nesta terça-feira (18/02), às 15h. Uma ótima oportunidade para que se discutindo o PDZ do Porto de Santos, autoridades, empresários, sindicalistas, trabalhadores e munícipes possam dialogar e chegar a um consenso (ou bom-senso) de que é preciso tomar decisões mais democráticas e sustentáveis nessa atividade econômica tão importante para o País.

O vereador, inclusive, receia que a Autoridade Portuária local - a Companhia Docas do Estado de São Paulo, Codesp - queira "passar por cima dos trabalhadores e da cidade e impor um estranho planejamento que pode cortar ainda mais postos de trabalho e violentar o patrimônio histórico e o meio ambiente”. Portanto, o sinal de alerta já está aceso.

Nesse sentido, fica o anúncio, em primeira mão, do novo websummit do Portogente: "Porto & Cidade - em direção a elos sustentáveis". Em março mais um grande debate estará posto.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto