Terça, 23 Abril 2024

O modelo atual de autoridade portuária deve sincronizar a velocidade e a flexibilidade da competência logística - aberta a novas ideias e cooperação - com o processo de gerar valor, para otimizar a produtividade por meio da produção em rede.

Nos seus 128 anos de operação, e há um ano sob a administração Bolsonaro, o Porto de Santos vive o pior momento da sua história, na impressão do seu quadro de funcionários de longa carreira. Na opinião da sua comunidade também não faltam descontentamentos. Tudo indica que o valor que hoje entrega o principal porto do Hemisfério Sul contribui para a precarização logística da principal hinterlândia do Brasil. É preciso aplicar um freio de arrumação.

dad 02ABR2020

Editorial
Ministério da Infraestrutura e a ordem dos portos do Brasil

Talvez seja mais fácil daqui obter dados consistentes dos objetivos do Porto de Roterdã, na Holanda, do que entender onde se quer chegar com as incertezas do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos (PDZ). Difícil atribuir eficácia à uma gestão ilhada deliberadamente à frente de uma atividade que envolve rede de negócios mundiais, integra modais, conecta ampla hinterlândia e atua em ambiente de paradigma de condomínios portuários.

Blog | Bruno Merlin 
Consad e direção da Codesp alegam colaborar com investigações sobre a Draga Jato

Nesse imbróglio administrativo, foi editada a resolução Dipre nº 44.2020, de 31/03/2020, da Autoridade Portuária, que dispõe sobre a regulamentação para enfrentamento do coronavírus na área do porto organizado. A despeito de nada ter sido acrescido às obrigações legais vigentes, a realidade nas frentes de operação dessa principal fronteira marítima do País é de exposição aos riscos da contaminação. Mesmo tendo sido detectados passageiros e tripulantes de navios infectados, há uma fiscalização muito ineficiente, como mostra a foto, tirada no dia 23-3-2020, por um funcionário do porto.

Estiva 1Foto: Cais do Porto de Santos em 23 de março de 2020.

O fato da Câmara Municipal de Santos estar pintada para a guerra contra o PDZ, apresentado como um ato discricionário da autoridade portuária, sem ter a clareza e o debate necessários, deveria preocupar o distanciado Ministério da Infraestrutura. Também pela primeira vez, um ministro da área demorou um ano de seu mandato para conhecer o principal porto do país. Há alguma coisa nisso fora do lugar. Por ser uma estratégia de interesse público que impacta muitos e múltiplos interesses, precisa ter clareza para todo mundo entender.

Leia também
Falsas ilações e o Porto de Santos

Provavelmente, muita gente que viveu as últimas duas reformas portuárias, Leis 8.630/93 e 12.815/15, está incrédula da reforma anunciada dos portos. Entretanto, apesar da conjuntura política e da falta de projeto, o modelo atual de autoridade portuária não sincroniza a velocidade e a flexibilidade da competência logística com o processo de gerar valor para o cliente. Por isso, está datado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto