Quinta, 28 Março 2024

O valor em jogo do Porto 4.0 é grande. A realização desse valor exigirá modelos de negócios inovadores e novas estruturas de colaboração. Os desafios são significativos, mas um planejamento e implementação cuidadosos podem superá-los.

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) anunciou, no dia 28 último, a indicação do diretor de Administração e Finanças do Porto de Santos - Santos Port Authority (SPA) - Fernando Biral, para o cargo de presidente interino. O motivo alegado para a substituição de que a “dispensa [foi] a pedido do presidente da empresa” diverge do comentário público der Bolsonaro, de que era uma exoneração por ”mau funcionamento”.

codesp edificio sede

Leia também 
Futuro incerto do presidente do Porto de Santos
Casemiro Tércio anuncia desligamento da presidência do Porto de Santos

Fernando Biral, conforme seu currículum vitae, não tem competências necessárias para ocupar o cargo de presidente do maior porto do Hemisfério Sul e o principal do Brasil. Perfil que pode agravar a desarmonia com a missão do Porto de Santos que tinha a gestão anterior, de Casemiro Tércio. Denúncias de impropriedades na administração e ameaças à comunidade criaram um ambiente de insegurança e perturbado. De Brasília, distante desses acontecimentos, sem bem entender o problema, o Minfra propõe uma solução de privatização sem eficácia.

>> Live do presidente

Editorial 
Uma reforma portuária que não vira

Tal paradoxo há muito prolonga a apuração do superfaturamento da dragagem do Porto de Santos realizada pela Dragabrás. A justificativa dessa delonga pelo Conselho de Administração (Consad) da SPA, alegando tratar-se de investigação sigilosa, é controversa. Pelo tempo decorrido e os elementos revelados por Portogente, isso pode ser interpretado como parcialidade no processo. Mais grave ainda, se considerar o conflito de interesse do presidente desse Conselho ser o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, fiscalizando a si mesmo.

Leia mais 
Ministério dos Transportes não explica pagamento de dragagem do Porto de Santos

É urgente trocar toda a diretoria do Porto de Santos, por perda de confiança. O porto por onde flui um terço do comércio internacional do Brasil não pode ter uma administração que chega ao cúmulo de ser perturbadora ao presidente da República. É preciso buscar o tempo perdido na aprovação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), com conflitos entre o porto e a sua comunidade, por causa de uma mediação anacrônica e injusta.

Cais das Letras 
O PDZ e os reflexos da falta de um amplo diálogo sobre a cidade e o Porto

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas estabeleceu padrões altos para si mesmo. Isso tem sido central em suas divulgações nas redes sociais. Indubitavelmente seu trabalho no setor rodoviário é extraordinário. Todavia, esses resultados serão parciais se os portos brasileiros não alcançarem patamares mais elevados de produtividade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto