Terça, 16 Abril 2024

A cabotagem é um conceito de ponte que movimenta cargas em uma combinação de transportes marítimo costeiro e terrestres.

Em tempo de reforma da cabotagem brasileira, com quase 8 mil quilômetros de costa e mais de 3,2 mil quilômetros de rios na Amazônia, o debate do tema que se iniciou no dia 20 de agosto último, aponta um aquecimento do setor com amplo debate da sociedade impactada por essa navegação. Nesta sala do Webinar Semanal do Portogente (WSP) participaram as visões do Ministério da Infraestrutura (Minfra) e dos segmentos portuário, regulador, armador e usuário.

Webinar 20AGO2020 youtube

Assista
Webinar Portogente - Mar de Cabotagem

A partir da abertura com um profundo e sintético relato histórico, foi possível demonstrar que a cabotagem de origem e destino nacionais ainda está muito aquém do seu papel. Apesar de tantos diagnósticos, na prática não funciona. Um dos pontos destacados foi ser retardatária na adoção do contêiner. Considerado o potencial hidroviário do Brasil, entre os melhores do mundo, o BR do Mar, acenando por mudanças, é uma expectativa muito grande.

Editorial
Descentralizar a gestão dos portos e romper amarras

O fato do Minfra ter se deparado no primeiro momento desse projeto com um aumento pujante no comércio com contêineres na cabotagem de mais de 15%, num processo concorrencial, estimulou a visão do ministro Tarcísio Gomes de Freitas de dar relevância à essa navegação. Daí ter elaborado o Projeto de Lei 4199/2020, para aperfeiçoar o seu texto no Congresso. De forma perfeitamente democrática e cabe, agora, aos setores interessados debaterem.

Editorial 
Cabotagem: mudanças são aguardadas

Trata-se de um passo importante na formação de uma estrutura marítima fundamental e que determina operações especiais com reflexos na restruturação da intermodalidade. Visto que a migração do transporte terrestre para a cabotagem implica na reformulação dos padrões de estoques, operações portuárias e outros detalhes da multimodalidade. No âmbito marítimo, reduzir custos tributários e trabalhistas.

Artigo | Larry Carvalho 
Cabotagem e o turning point da logística brasileira

Em síntese, o processo de implantação da BR do Mar é uma negociação de política pública envolvendo armador – a empresa brasileira de navegação (EBN) -, indústria naval e o usuário. O debate do Mar da Cabotagem, no WSP, é uma boa indicação para todos interessados na reforma da cabotagem brasileira.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto