Sexta, 29 Março 2024

A cidade é um espaço que inventamos para facilitar interações entre pessoas e criar novas ideias; gerar riquezas, aprimorar qualidade de vida. (Do físico britânico Geoffrey West)

Além de fomentar a harmonia entre a complexa movimentação de carga e pessoa e o ambiente do entorno, na atividade portuária, o Porto Verde (Green Port) é também um ativo para atrair investimentos por meio dos Títulos Verdes (Green Bonds). A condição para ostentar esse título é o total atendimento aos requisitos de sustentabilidade em toda a sua extensão de influência. Comprometido com o desenvolvimento sustentável do Planeta, Portogente engaja-se na busca desse conhecimento, dirigida pelo professor e engenheiro Aluisio de Souza Moreira, cuja vida profissional vem sendo escrita há 56 anos dedicados ao Porto de Santos.

Web 10SET2020 Pg

Assista ao webinar de 10/9/2020
Desafios do Porto Verde (Green Port) 

Nenhum porto brasileiro é Porto Verde. Entretanto, alguns possuem certificação de boas práticas ambientais de qualidade, que garantem desconto por sustentabilidade. O Webinar Semanal Portogente (WSP) Desafios do Porto Verde, do dia 10 de setembro último, mostrou um processo em curso de planejamento e ações competentes para implantar um sistema ecoeficiente, de todos os modais combinados. A partir da aplicação, pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), do conceito aprimorado de Índice de Desempenho Ambiental (IDA), desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Artigo | Janaína Gonçalves
Articulação institucional e instrumentos de planejamento para portos mais sustentáveis

Hoje tem o IDA para todos os modos de transporte: aeroviário, ferroviário, hidroviário, rodoviário e infraestrutura portuária. Como segunda etapa, foi elaborada a padronização dos planos e programas de operação portuária, com 70% já concluída, dos portos de Paranaguá e Antonina (PR), Santos (SP) e Rio Grande (RS). Importante, sem engessamento e atraindo as universidades para atender pleito dos portos e dos órgãos ambientais, bem como visando o financiamento verde. Trata-se da produtividade sistêmica da logística.

WebSummit - Porto Sustentável 
Desafios para licenciamento e regularização ambiental nos portos brasileiros

Na linha de financiamento verde, já existem iniciativas bem sucedidas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Minfra, através dos Títulos Verdes. Uma iniciativa consagrada para captação de investimentos para projetos de sustentabilidade que visam a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Por exemplo, para que a enorme quantidade de energia poluente empregada na atividade portuária venha a ser sustentável.

Editorial | Portogente 
Proibir o uso do diesel para melhorar a qualidade do ar

Esse projeto de 38 indicadores, que inclui a saúde do trabalhador, é um processo de classificação e hierarquização dos portos brasileiros. Como base de uma agenda positiva, os seus múltiplos cenários têm na relação Porto-Cidade sustentável uma questão prioritária. A razão dos portos adentrarem pelos mares.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto