Sexta, 19 Abril 2024

A chave do desenvolvimento reside em quatro fatores fundamentais: recursos humanos, recursos naturais, formação de capital e tecnologia

Mapa Arco NorteO webinar “As oportunidades do Arco Norte” desta quarta-feira, 11/11, no Portogente ofereceu um panorama amplo e desafiante do processo econômico da região do Brasil acima do paralelo 16°S. Como foi destacado, um palco histórico de grandes projetos, muitos fracassados e impactados, a exemplo dos americanos, Fordelândia e o Jari, o primeiro para produzir látex e o segundo para celulose. Uma área atraente e exigente de conhecimento para penetrá-la.

Editorial | Dia a Dia 
Webinar As Oportunidades do Arco Norte

Sem sombra de dúvida, Arco Norte é o projeto nacional mais pujante de interfaces produtiva, logística e de inovação, envolvendo a região de maior demanda mundial de sustentabilidade. ´Com hidrelétricas, uma logística multimodal em acelerada implantação, a maior bacia hidrográfica do mundo e a floresta única no Planeta, tratadas, como nos ensina Bussinger, o paralelo como uma fronteira logística demarcando a produtividade do escoamento pelo Norte.

Sociedade Nacional de Agricultura 
Arco Norte é solução para o sistema logístico brasileiro, afirmam especialistas

Entretanto, para perceber as oportunidades é preciso tratar o Arco Norte como um processo de desenvolvimento, um novo Ciclo Econômico. Especialmente na quadra que o Brasil atravessa, do mais doloroso conflito entre desemprego e inflação, esse ciclo de expansão de tantas possibilidades é uma Dádiva Divina. Há muitos obstáculos a serem superados, principalmente gargalos ambientais, exigentes de projetos qualificados. Portanto, há oportunidades.

Leia | Abifer 
Arco Norte para não iniciados

Diferente de todos os outros projetos nacionais, a particularidade do Arco Norte, por tantas possibilidades que oferece, é exigente de uma multiplicidade de tratamentos. É um mundo único, da infraestrutura ao ambiental, na ocupação de espaços culturais nativos, como quilombolas e índios, e rica diversidade da flora e fauna. Em especial, uma economia do extrativismo da floresta. Potencial imenso para atrair investimentos de forma inovadora.

Leia | Wilson, Sons 
O potencial de crescimento dos portos do Arco Norte

Um ensejo de pesquisas acadêmicas na geração de comércio e trabalho, com aplicação da cultura regional, na produção em escala e de exportação da coleta processada de frutos e raízes. Uma abundância de desafios alvissareiros. Portogente vai debater o conjunto dessas variáveis, presente nessa marcha para atrair investimentos para conquistar emprego, produção e poder de compra.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto