Quarta, 24 Abril 2024

O arranjo logístico ideal é uma situação em que os benefícios inerentes das estruturas logísticas são combinados.

Com o tema Plataforma Logística Integrada, o webinar Portogente, do dia 3 de dezembro último, debateu ampla e profundamente o processo que cria valor por ter a carga adequada no tempo certo, pelo menor custo. Tratou-se de produtividade do comércio exterior brasileiro. A partir desse debate, pelas visões compartilhadas, essa questão tem um novo entendimento. Holística e sinteticamente, na ótica aduaneira, governamental, acadêmica e do usuário. E será reflexão permanente.

Dad 07DEZ2020Assista ao webinar:  Importância da Plataforma de Logística Integrada para o Comex

Leia também 
Plataforma Logística Integrada é competitividade no comércio exterior

Comparando a realidade da plataforma logística brasileira com a dos Estados Unidos e da China - duas melhores referências mundiais no setor, com similaridade geográfica, fluxos de mercadorias e relevância no comércio internacional -, de pronto destaca-se como resistência o modelo de outorga de serviços públicos necessários à instalação e operação das plataformas logísticas. Em vez da licitação, tão geradora de judicialização, sugere-se adotar a autorização.

Artigo 
Arco Norte: Como transformá-lo em realidade?

Um aspecto importante e bem esclarecido é a eliminação das resistências pela Receita Federal nas atividades da aduana. O despacho aduaneiro, em toda situação, por exemplo em trânsito, tem sido agilizado, principalmente, pela adoção de tecnologias de última geração e, dentro do máximo possível, realizado em tempo real. Neste contexto, através do ministério da Infraestrutura e da regulação, o Estado poderá garantir um relacionamento saudável no setor.

Audiência Pública 
Plataforma Logística Multimodal de Goiásde Goiás

Na pluralidade de nomenclaturas para atividades similares, o conceito de Porto Indústria deve ser considerado a célula mater do significado de Plataforma Logística. Por ele passam os principais fluxos do comércio exterior. Todavia, a falta de normatização adequada dessas estruturas logísticas cria confusão semantica e dissipa esforços estruturantes da atividade. Dar luz e significado aos papeis irá organizar as ações e otimizar os resultados.

Bruno Merlin | 27/1/2020
Rede de blockchain busca otimizar informações e novas adesões de portos em 2020, diz líder da IBM

Conclusivamente, a Plataforma Logística como nó de uma rede e situada na hinterlândia portuária, influencia o grau de modernização dos portos. A análise da conjuntura - de novos conceitos e tecnologias – evidencia que a visão do comércio exterior irá mudar radicalmente nos próximos anos. Porém, ainda sobra Brasília e falta Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto