Sistemas logísticos eficientes formam bases para o comércio e a manutenção de uma alta oferta de trabalho.

Com mais de cinquenta anos de atraso, a ferrovia brasileira renova o seu papel. Na versão nacional do Cornelius Vanderbilt no processo ferroviário americano no século XIX, o líder da Rumo, do Grupo Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, reescreve, inovando, a integração do Brasil sobre trilhos. Com muita competência, o engenheiro militar e ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas estabelece os caminhos mais adequados e mais rápidos para atingir o fim desejado.

Rumo Locomotivas 600


Especial | Vera Gasparetto 
Entrevista - Malha ferroviária do Sul do País precisa ser valorizada

No dia 4 de março último, do trecho central da ferrovia Norte-Sul, concessão da Rumo de 855Km, foi entregue a parte entre São Simão (GO) e Estrela D'Oeste (SP), de 172Km. Beneficiando, principalmente, o escoamento das produções agrícolas de Goiás, leste de Mato Grosso e Triângulo Mineiro, integrando a malha ferroviária paulista. No Porto de Santos (SP), irá contribuir para dobrar em 20 anos os atuais 50 milhões de toneladas movimentados por ferrovia.

Editorial 
Ocasião da Ferrovia Interna do Porto de Santos – FIPS

A ferrovia Norte-Sul foi lançada sem estrutura de projeto e com visão de vanguarda, em 1987, pelo então presidente José Sarney e seu ministro dos Transportes, o engenheiro José Reinaldo Tavares. Na sua construção incluía a ponte ferroviária sobre o Rio Paranaíba, ora construída pela Rumo. Trata-se de um projeto imperativo para integração da logística intermodal, e eliminar barreiras da porteira de fazendas até os portos.

Da Redação 
Tramo norte da FNS receberá 247 novos vagões

Os números anunciados por Tarcísio de Freitas entusiasmam, ao estabelecer a meta de passar dos atuais 15% para 35% de participação do modal ferroviário na matriz de transportes. É uma nova cultura de multimodalidade nacional, para movimentar maior quantidade de toneladas por quilômetro. Aumentar o transporte do contêiner double-stack, dois empilhados, vai interiorizar por trem a indústria: gerar emprego e trazer esperança para o pai de família.

Confira o vídeo
Composição Double Stack Rumo passando pela PN de Fernando Prestes/SP

Na turbulência política e pandêmica que assola o País, emergem caminhos para o progresso não perder a oportunidade da história. São frutos de ideias e do trabalho. Indubitavelmente, as forças vivas e construtivas do País têm no ministro Tarcísio de Freitas uma potente alavanca do futuro do Brasil. Entretanto, para isso é preciso dar o necessário ponto de apoio.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

O que você achou? Comente