Quinta, 28 Março 2024

O espaço urbano é simultaneamente fragmentado e articulado.

Se existe uma conclusão sensata e sem rabo preso com partidarismo político é a da exigência e oportunidade da construção do túnel submerso ligando as margens do Porto de Santos. Por isso, o edital de chamamento público lançado pela Santos Por t Authority (SPA), autoridade portuária do Porto de Santos, para doação de projetos visando a implantação e gestão do túnel, amplia e agrega produtividade ao processo de desestatização em curso.

Dad 08ABR2021Reprodução do vídeo "Conheça o túnel imerso - Proposta de ligação seca entre Santos e Guarujá".

Editorial 
Túnel liga melhor as margens do Porto de Santos

A travessia a seco do canal de um porto tem papel operacional de aprimorar a sua logística. No caso do Porto de Santos, encravado entre duas cidades separadas por suas águas, isto precisa ser tratado na totalidade, como relação Porto e Cidade, ambos no mesmo grau de valor. Esta é a visão do Porto do Futuro, que já desponta no horizonte do comércio mundial. E envolve questões técnicas relevantes, como uma logística ágil.

Leia também 
Desestatização dos portos de Santos e São Sebastiao apartados

Como bem assinalou Fernando Biral, presidente da SPA, o túnel vai garantir maior segurança à navegação pela redução das travessias do canal por balsas e catraias. Entretanto, a relação Porto e Cidade vai muito além da importante qualidade da travessia, sem demoras dos fluxos lentos e resistentes. Pois essa ligação a seco irá estabelecer nexos entre as duas cidades e o porto, com mobilidade urbana segura e pontual para a força de trabalho portuária.

Editorial 
Distrito portuário ameaça a cidade e o Porto de Santos

Trata-se do principal porto do Hemisfério Sul, de uma solução tecnológica avançada e competência técnica da Engenharia brasileira para projetar e construir. Bem diferente de um puxadinho em forma de ponte anacrônica e que despreza as relações do porto e seu entorno social. Na sociedade em rede, da Internet, as decisões no contexto da mobilidade do Porto de Santos devem considerar a densidade acadêmica local, talvez a maior do Brasil.

Leia
Navio-bomba: potencial equivalente a 55 bombas de Hiroshima no Porto de Santos

A sonhada ponte de Prestes Maia é a via Piaçaguera-Guarujá. Agora é hora da ligação a seco Porto e Cidades, de Santos e Guarujá, das mercadorias e das pessoas, com sustentabilidade. Sem perda de tempo, vamos nos colocar a caminho para construir o túnel submerso.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto