Terça, 23 Abril 2024

Para o setor portuário é uma boa notícia o  presidente Luis Inácio Lula da Silva ter assinado, no último dia do ano de 2007, medida provisória que prorroga até dezembro de 2010 o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto). A medida provisória que tinha instituído o Reporto perdia validade em 31 de dezembro. 

 

Muitos terminais portuários modernizaram seus equipamentos com os incentivos proporcionados pelo Reporto. Um acaba dependendo do outro: sem investimento da iniciativa privada os investimentos governamentais não terão os resultados esperados. O aumento na movimentação que o aprofundamento dos portos poderá proporcionar, precisa ser compensado por maior velocidade na movimentação para agilizar o processo e fomentar a escala. Desse modo será possível reduzir os custos desses serviços.

 

Ganham todos. O empresário, que pode ter retorno do capital investido. O governo, que recolhe mais impostos com o aumento do comércio marítimo. E tem ainda a geração de emprego e o desenvolvimento do setor portuário.

 

Em linhas gerais, trata-se de um sistema que tem como foco a desoneração tributária para incentivar investimentos na recuperação, modernização e ampliação dos portos brasileiros.

 

A desoneração abrange impostos como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Confins), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Imposto de Importação incidentes sobre bens como máquinas e equipamentos para utilização exclusiva em portos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto