Sábado, 20 Abril 2024

Há apenas seis meses à frente da Secretaria Especial de Portos (SEP), Hélder Barbalho superou obstáculos, impôs dinamismo e vem colhendo resultados positivos nos portos do Brasil, sem paralelo na história da pasta e que são fundamentais para se enfrentar a crise econômica.

Muito acertadamente, o jovem ministro tem tratado o sistema portuário como um importante complexo logístico nacional, como dão boa mostra disso as reuniões itinerantes mensais pelos portos, com a participação de todas as administrações portuárias afetas a sua secretaria. Do mesmo modo, vem assegurando execução exitosa do seu plano de gestão, ao melhorar o quadro das diretorias dos portos, com profissionais do setor e ao focar suas metas para atender significativas demandas nos portos e terminais, jamais vistas, sem interromper e dar maior celeridade ao trabalho do seu antecessor.

Considerando a importância do comércio marítimo, por onde flui 80% de mercadorias em dólares, são importantes resultados como as três licitações destravadas no Porto de Santos, as cinco em curso e as renovações antecipadas, para atrair investimentos, geração de trabalho e renda. Mudar esse cenário favorável, para atender estratégias partidárias de poder, só contribui para dificultar mais encontrar uma saída que o País tanto necessita para a crise econômica e para a qual se espera incluir a participação responsáv el de todos os partidos políticos comprometidos com o desenvolvimento e o crescimento.

Nesse sentido, merece ser elogiada a atitude corajosa do ministro Hélder Barbalho em priorizar o Brasil, se manter no cargo, principalmente levando em conta que a globalização da economia mundial cada vez mais relaciona a competitividade de uma nação à sua capacidade de movimentação de cargas eficientemente em seus portos. Pois, seria indesejável para todo o povo brasileiro entregar o sistema portuário a pessoas incapazes de dar continuidade ao excelente trabalho realizado, colocando tudo a perder como moeda de tr oca.

Para controlar a nave Brasil navegando rumo a um porto seguro, onde seja mantida a condição mínima para viabilizar qualquer solução para a crise política atual, deve ser evitado qualquer processo de desmonte do sistema portuário. Nessa conjuntura, é importante a permanência de Hélder Barbalho à frente da SEP como um compromisso do PMDB com os resultados que todo o Brasil espera. E ter responsabilidade de diminuir a crise.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto