Sexta, 29 Março 2024

Algumas questões se impõem no caso da cava tóxica em construção pela VLI no Porto de Santos (SP), caso que foi objeto de editorial no Portogente. Nossa capacidade de formar imagens mentais e associá-las ao futuro permite projetar e refletir a situação que se está criando e como será a tolerância as suas ameaças daqui a alguns anos. Descuidar de dados e procedimentos de sedimentos contaminados submersos, de grande complexidade científica, é aumentar riscos como o câncer. Qual o índice de poluente no confinamento? É possível evitar isso?

Leia
VLI impacta sustentabilidade

Recentemente o Ministério Público estadual interditou na foz do canal do porto santista uma obra na praia com material inerte, que tinha o propósito de conter assoreamento. Santos é uma cidade com uma das maiores densidades acadêmicas do Brasil; portanto, um fórum adequado para tratar essa questão e minimizar conflitos. A impressão que fica é que o projeto do envelopamento de material tóxico no fundo do canal do porto, junto à área de preservação ecológica, não foi formulado da maneira mais clara possível.

Ainda aqui
VLI envia informações da dragagem ao Portogente

Diante desse cenário, fica anacrônico sustentar soluções adotadas por aprovação de tribunais, sem a participação da sociedade, que em última análise é a extremidade final de uma cadeia alimentar, da qual participam organismos e peixes da região em tela. Sob a ótica da engenharia, convém tratar dragagem, retirar lama do fundo, e envelopamento subaquático, confinamento do material dragado, como especialidades distintas, visto que a concentração de poluentes envelopados pode vir a ser uma bomba-relógio para o meio ambiente. E qual a garantia que essa área será permanentemente isolada?

De onde se conclui que o envelopamento de sedimentos contaminados tornou-se a encampação de uma área, que inviabiliza iniciativas de empreendimentos onde ele se situa. Fica inviável construir sobre ela estruturas estaqueadas que possam penetrar o envelopamento e provocar vazamento de material tóxico. Tem um ditado entre os toxicologistas que diz não existir substâncias tóxicas. Existem concentrações tóxicas e elas variam muito, dependendo do componente. No caso, quais os riscos realmente em jogo?

Participe
WebSummit 2018 - Porto Sustentável

Ante o risco de não se fazer nada, melhor é correr o risco de fazer. Diferente de fazer de qualquer jeito, é fazer de forma consistente com objetivos comerciais, sociais e ambientais. A VLI acredita, com certeza, que o futuro só se faz presente se o desenvolvimento econômico estiver acompanhado da promoção social e da preservação do meio ambiente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto