Quinta, 28 Março 2024

O projeto Aves no Porto, desenvolvido pelo site PortoGente há três anos, continua rendendo frutos no meio acadêmico e cumprindo seu papel de se tornar uma referência para quem deseja saber um pouco mais sobre as espécies que habitam as margens portuárias de Santos e de Guarujá, que abrigam ao mesmo tempo um rico ecossistema e o maior porto de América Latina.

 

Há uma semana, uma exposição ilustrada pelo material do site está aberta ao público na Universidade Santa Cecília (Unisanta), sob o comando a artista plástica, professora da universidade e idealizadora do projeto Aves no Porto, Simone Marie Wagemaker. As imagens mais bonitas do site foram utilizadas na elaboração do calendário 2008 da instituição de ensino, que coroa uma grande pesquisa.

 

“O pessoal gosta, curte um material leve, que mostra esse lado muitas vezes esquecido do meio portuário. Soube de universitários que estão usando o material de Aves no Porto para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de pesquisas científicas. Nos primeiros dias de exposição, biólogos da Universidade de São Paulo (USP) estiveram em Santos para prestigiar o projeto, o que me deixa muito feliz”.

 

Ainda segundo Simone Marie, o calendário 2008 da Unisanta traz mais de 100 espécies de aves, incluindo as migratórias que dependem de remanescentes de manguezais do estuário de Santos. Mesmo após tanta pesquisa, respostas de contatos feitos por leitores do PortoGente e acadêmicos de todo o Brasil, a artista plástica ainda encontra espaço para deixar no ar uma séria indagação.

 

“Será que não existe uma maneira de resolver a modernização do Porto de Santos com uma pesquisa dirigida especificamente à preservação do máximo possível para não perder toda esta riqueza natural? O crescimento das operações precisa estar atrelado necessariamente à extinção de locais históricos e fundamentais para a diversidade da natureza?”.

 

O calendário 2008 da Unisanta traz ilustrações e informações sobre 12 aves. São elas: Socó Dorminhoco, Guará Vermelho, Irerê, Jaçanã, Corujinha do Mato, Martim Pescador Grande, Tucano de Bico Verde, Guaracava de Barriga Amarela, Tié Preto, Tangará-Dançarino, Gaturamo Verdadeiro e Coleirinha.

 

Vale lembrar que Simone Marie nasceu na Holanda e veio para o Brasil ainda jovem, onde mais especificamente em Guarujá, já participou de inúmeros projetos e exposições. Artista premiada, possui quadros em coleções particulares nos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Suécia, Itália, Israel e Brasil. O projeto Aves no Porto conta com a participação do biólogo Bruno de Almeida Lilá, com os efeitos especiais de João Benvenuto Viana e com o suporte técnico de Diego Victor Freitas e Rodrigo Saro Amaro.

 

Serviço

A exposição do material de Aves no Porto vai até esta terça-feira (20) no Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília, à Rua Oswaldo Cruz, 277, das 9 ao meio-dia e das 18 às 21 horas. Para os interessados, basta clicar aqui para apreciar o trabalho de Simone Marie no PortoGente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome