Quinta, 25 Abril 2024

 Fotos: Suzana Pires
PortoGente conversou com a coordenadora de Impactos Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de Brasília, Fernanda Bucci. Ela está em Santa Catarina para acompanhar as audiências públicas do processo de licenciamento do estaleiro da OSX, empresa do grupo EBX do empresário Eike Batista. Bucci declarou que a ministra do Meio Ambiente pediu para que se tomasse posição coerente e correta. No entanto, admite, desconhece completamente o processo ainda e assegurou que técnicos do Instituto regional, que deram parecer contrário ao estaleiro, continuarão no processo.

 

* “Vão acabar com a maricultura em Santa Catarina”, diz pescador

* Informações da OSX passarão por nova análise, afirma ministra do Meio Ambiente

 

PortoGente - Quais são as providências que serão tomadas a partir de agora em relação ao estudo do licenciamento da OSX?

Fernanda Bucci – Ainda não temos nenhuma ideia de como vai ser conduzido o processo porque não sabemos qual é a solicitação processual. Eu não vi o processo, chegou à sede nacional no dia 20 último. Não tenho ideia de como será, não olhei o processo. A gente precisa analisar para ter um posicionamento.

 

PortoGente - Será garantida a presença da equipe do ICMBio Regional na continuidade das análises?

Fernanda Bucci – Com certeza, sempre. O ICMBio prevê sempre a participação de todos os analistas, chefes das unidades na continuidade dos estudos que serão feitos sobre a OSX.

 


Audiências sobre estaleiro da OSX tem movimentado as
comunidades industrial e ambiental em Santa Catarina

 

PortoGente - Em relação a afirmação na audiência do biólogo Da-Ré sobre a gestão compartilhada da Baía Norte por meio de um fundo público, essa não deveria ser uma política permanente dos órgãos públicos fazerem independente da instalação de um estaleiro?

Fernanda Bucci – Todo o processo que engloba a sociedade como um todo na questão de gestão é importante e bem vindo. Aliás, é um ideal que tentamos atingir, exatamente essa interlocução com a sociedade, com a comunidade, com o governo, com os órgãos públicos envolvidos. Pode existir com ou sem empreendimento.

 

PortoGente – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fez alguma recomendação especial para essa missão do ICMBio Nacional aqui em Santa Catarina?

Fernanda Bucci – Não, que eu saiba não. Pediu apenas que a gente avaliasse o processo e que tomasse a posição mais coerente e correta.

 

PortoGente – E quais serão os critérios para tomar essa posição?

Fernanda Bucci – É difícil saber, porque eu não tenho conhecimento do processo. Realmente não podemos falar como será, qual a estratégia de análise porque desconheço completamente o processo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome