Quinta, 28 Março 2024

Prestadoras de serviço de saneamento em projetos de Estações de Tratamento de Esgoto e Resíduos Sólidos Urbanos que incorporam o uso do biogás, contarão agora com analistas mais familiarizados com a tecnologia e suas particularidades. Após capacitação realizada em Brasília, pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil – Probiogás, o Ministério das Cidades objetiva fomentar o número de projetos aprovados que, por meio do uso do biogás, consigam uma maior viabilidade técnica-econômica.

O segundo módulo do curso: "Requisitos e desafios para a Análise Técnica e Financeira em Projetos de Biogás", teve seu enfoque na análise prática de projetos. Participantes da Caixa e do Ministério das Cidades discutiram e simularam a análise de projetos diversos nas áreas de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e de resíduos sólidos urbanos (RSU). Durante quatro dias de capacitação, entre os dias 19 e 22 de outubro, consultores brasileiros e alemães, compartilharam exemplos práticos, com apresentações e debates, para avaliar a viabilidade de projetos de biogás.

O diretor de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, Ernani Ciríaco de Miranda, ressalta que as capacitações são essenciais para fortalecer a base, estimular e respaldar as prestadoras de serviço de saneamento a implementarem projetos de biogás.

Novas atividades de capacitação estão previstas dentro do âmbito do Probiogás, a próxima direcionada aos proponentes de projetos. O curso "Aspectos Construtivos de Reatores tipo UASB e aproveitamento energético do Biogás", tem como objetivo discutir aspectos construtivos de estações de tratamento de esgotos que utilizam reatores anaeróbios, visando otimizar a qualidade do efluente e maximizar o aproveitamento do biogás.

Em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) regionais do Paraná e Pernambuco, o curso será realizado em novembro nos dois estados. Interessados em participar podem se inscrever pela internet. Para Pernambuco, no link (http://abes-dn.org.br/cursos/?p=51) e para Paraná, (http://www.abes-pr.org.br/2015/09/10/curso-aspectos-construtivos/).

O Probiogás é viabilizado por meio da SNSA e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, do governo alemão. O projeto tem como objetivo contribuir para a ampliação do uso energético do biogás e, consequentemente, contribuir para a redução de emissões de gases indutores do efeito estufa.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome