Meio Ambiente

O crescimento do setor de transportes se constitui em um enorme desafio para a gestão ambiental em todo o mundo. Os deslocamentos por terra, mar e ar são responsáveis por um quarto da emissão mundial de dióxido de carbono (CO2). Nas regiões portuárias, que registram grande circulação de caminhões e embarcações marítimas, o nível de poluição atmosférica já alcança índices alarmantes. Medidas como renovação da hoje desgastadíssima frota de caminhões e incentivo a projetos de crédito de carbono são fundamentais para que o desenvolvimento econômico não acarrete sérios passivos à saúde da população. Estudos de saúde recentes indicam que o alto nível de poluição tem aumentado o risco de doenças como câncer, diabetes e asma.

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O professor universitário e coordenador do curso de Gestão Portuária da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, Fredy Carneiro, conversou com PortoGente sobre a expansão dos portos de Pernambuco e o cuidado dos complexos de Recife e Suape com a questão ambiental. Além disso, Carneiro confirmou que o curso do qual participa na Faculdade Metropolitana é o único do tipo no Norte e no Nordeste do País, o que dificulta a formação de profissionais capacitados para ajudar a desenvolver a atividade portuária nestas duas regiões.

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Um número divulgado nesta semana pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) chamou a atenção de quem luta pela preservação ambiental e mostra que é possível, sim, conciliar desenvolvimento e cuidado com a natureza. A emissão de poeira e fumaça por parte das indústrias que fazem parte do Pólo Industrial de Cubatão caiu 98% nos últimos 25 anos.

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O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL-SP) esteve em Santos na última semana e participou de um seminário que debateu os problemas ambientais atrelados ao surgimento do Porto Brasil, na cidade de Peruíbe (SP). Na ocasião, ele conversou com políticos, ambientalistas e com o público presente sobre os efeitos devastadores que uma obra de tal magnitude pode trazer ao ecossistema do Litoral Sul paulista

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A questão ambiental tornou-se uma preocupação comum entre as autoridades brasileiras, ainda mais no setor portuário, que vê surgir a cada momento sucessivos projetos de expansão, construção de novos terminais e até mesmo a exploração de áreas inimagináveis há até pouco tempo, como no caso dos portos Brasil e Sul, em São Paulo e Bahia, por exemplo.

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