Meio Ambiente

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) avaliou a gestão ambiental e reprovou a estrutura de 38 dos 40 portos do País. De acordo com os estudos, somente os complexos de Recife, em Pernambuco, e Itaqui (foto), no Maranhão, possuem número suficiente de técnicos para os trabalhos de meio ambiente. E, para piorar, outros sete importantes complexos sequer contam com núcleos para os serviços de gestão ambiental, o que preocupa a agência e mostra que os investimentos nesse setor precisam ser ampliados urgentemente em 2008.

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O polêmico projeto Porto Brasil, do empresário Eike Batista, já era de conhecimento do chefe de gabinete da Prefeitura de Peruíbe, José Carlos Rubia de Barros, desde o começo do ano. Mas a proposta do empresário carioca, em construir um porto na pacata cidade do Litoral Sul de São Paulo, chegou ao conhecimento público com todos os seus detalhes só em outubro último. E causou uma verdadeira avalanche de críticas por parte de alguns ambientalistas, que ameaçam entrar na justiça para impedir o início das obras. A prefeitura da cidade reage: “o pessoal está falando muito de orelhada, tem ONG que está contra o Porto Brasil e nem sabe por quais motivos”, critica Barros.

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Na última semana, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (Ibap) divulgou uma carta aberta à população elencando os motivos que levaram o órgão a posicionar-se contra o projeto de construção do Porto Brasil em Peruíbe. Em entrevista exclusiva ao PortoGente, a presidente do órgão, Elida Séguin, explica o que mais a deixa intrigada no investimento de Eike Batista, que envolve interesses e muito dinheiro. “A notícia veio à tona acompanhada de um forte esquema promocional acerca de seus benefícios. No entanto, tudo ainda está completamente obscuro”.

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O projeto Aves no Porto, desenvolvido pelo site PortoGente há três anos, continua rendendo frutos no meio acadêmico e cumprindo seu papel de se tornar uma referência para quem deseja saber um pouco mais sobre as espécies que habitam as margens portuárias de Santos e de Guarujá, que abrigam ao mesmo tempo um rico ecossistema e o maior porto de América Latina.

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Após quatro anos de debates, a Agenda Ambiental do Porto de Santos finalmente será formulada pela equipe da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e entregue às mãos da direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A festa de encerramento será realizada no próximo dia 31, onde 16 propostas colhidas estarão dispostas na mesa para a redação final. A maior luta dos organizadores, entretanto, ainda estará por vir: fazer com que a docas santista não engavete o trabalho e aproveite pouco ou nada do que foi discutido.

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