Quinta, 25 Abril 2024

A sanidade dos produtos e processos relacionados a peixes, crustáceos e moluscos será aprimorada no Brasil com o lançamento de dois novos instrumentos: o Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB) e a Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua).

A instrução normativa interministerial de criação do PNCMB foi assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Mendes Ribeiro Filho, e pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, nesta terça-feira, 8 de maio, em Brasília. Na oportunidade, também foi firmada a portaria de designação dos laboratórios oficiais que, inicialmente, irão compor a Renaqua.

“Estamos dando prioridade a um pedido da presidente Dilma, que é melhorar a qualidade do produto que chega à mesa dos brasileiros. Medidas como essas dão tranquilidade a todos, pois estamos cuidando daquilo que é produzido no nosso país”, destaca Mendes Ribeiro.
Com o maior controle sanitário, os consumidores de pescado terão a garantia de produtos mais saudáveis e de melhor qualidade, tanto produzidos no Brasil quanto importados. Toda a cadeia produtiva da pesca será beneficiada com o controle mais rígido, que permitirá a produção de alimentos mais seguros e certificados por padrões aceitos mundialmente.

O PNCMB irá monitorar toda a produção do setor destinada ao consumo humano. Caberá ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o monitoramento e fiscalização das áreas de cultivo e extração de moluscos bivalves (ostras, mexilhões, vieras e berbigões, entre outros). O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terá a atribuição de definir critérios higiênico-sanitários para o processamento industrial e inspecionar os estabelecimentos vinculados ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). O programa entrará em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), prevista para a próxima semana.

A Renaqua realizará diagnósticos e análises oficiais bem como o desenvolvimento contínuo de novas metodologias para exames de doenças, resíduos e contaminantes. A rede está sendo estruturada com padrões internacionais de qualidade laboratorial, estabelecidos pelo padrão ISO 17.025, e dará suporte aos programas sanitários do MPA. Num primeiro momento, quatro laboratórios de instituições públicas de pesquisa, ensino e extensão e de órgãos executores de defesa sanitário animal estaduais integrarão o sistema: da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome