Sábado, 20 Abril 2024

Com o objetivo de prestar atendimento médico e odontológico e distribuir medicamentos para a população que reside em municípios do Acre, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil Doutor Montenegro partiu de Manaus, na última sexta-feira (8), com destino ao município acreano de Cruzeiro do Sul.

Foto: Marinha/Divulgação
Navio Doutor Montenegro realiza atendimento médico a populações ribeirinhas
Navio Doutor Montenegro realiza atendimento médico a populações ribeirinhas

Até o dia 29 de abril, o navio Doutor Montenegro passará pelas comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Cerca de 25 mil pessoas serão atendidas, segundo expectativas da Marinha. Durante a operação, a população ribeirinha poderá realizar consultas, exames clínicos e cirurgias de pequeno porte. 

A tripulação é composta por 50 militares e conta com profissionais da área da saúde: farmacêuticos bioquímicos, enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, técnicos em enfermagem e técnicos em radiologia médica.

O navio tem ambulatório odontológico, laboratório para exames, sala de trauma, centro cirúrgico, sala de parto, sala de raio-X, enfermaria, sala de vacinas preventivas e de soros e farmácia – onde será realizada a entrega de medicamentos às comunidades carentes. O Doutor Montenegro conta ainda com quatro lanchas orgânicas, empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. 

NAsH Doutor Montenegro

O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do Governo do Acre. Em 2000, após um acordo que envolveu o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e o Comando da Marinha, o navio foi incorporado à Marinha do Brasil.

O nome Doutor Montenegro é uma homenagem ao médico acreano Manuel Braga Montenegro, que nasceu à beira do Rio Liberdade, em 1927, filho de uma família de imigrantes cearenses.

 
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!