Quinta, 25 Abril 2024

O Governo Federal prepara a privatização dos aeroportos brasileiros, mas ainda não detalhou como será o processo de transferências desses ativos públicos para a iniciativa privada. Uma das propostas de modelagem discutida em Brasília prevê a oferta de lotes regionais, com uma mistura de terminais lucrativos com balanço deficitário.

600 Aeroporto conaero

Seja qual for o modelo adotado pela União, a privatização dos aeroportos é essencial para o desenvolvimento do setor aeroportuário brasileiro. “O governo não tem recursos para investir em infraestrutura e ampliação dos terminais brasileiros”, observa Shailon Ian, engenheiro aeronáutico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e presidente da Vinci Aeronáutica.

“Assim, mais do que simplesmente passar esses ativos para a iniciativa privada, devemos ter um mercado saudável, com investimentos em infraestrutura, que poderão atender à crescente demanda aérea brasileira”, analisa o engenheiro.

Além da ampliação da estrutura dos aeroportos para responder ao aumento dos voos nos terminais brasileiros, essas localidades precisam de equipamentos modernos, já utilizados em outros lugares do mundo, e que permitem um pouso mais tranquilo por instrumentos. “Essas ferramentas guiam o avião em total segurança até o solo, em qualquer condição climática”, explica Shailon Ian. Hoje, em casos de neblina, por exemplo, aeroportos são fechados até alcançarem condições adequadas para pousos.

A privatização vai permitir ainda a ampliação de oferta regional, podendo conectar áreas do território brasileiro até então pouco atendidas pela atual infraestrutura. “O mercado deve ditar as regras para atender às demandas que forem surgindo”, aponta o especialista.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome