Quinta, 28 Março 2024

A Infraero está substituindo as lâmpadas de balizamento dos sistemas de pistas por lâmpadas a LED em 18 aeroportos administrados pela empresa. Foram investidos R$ 2,76 milhões na instalação de mais de 2,6 mil lâmpadas, com previsão de retorno do investimento em 12 meses.

As luminárias a LED (Diodo Emissor de Luz - em inglês, Light Emitting Diode) são mais duradouras, sustentáveis e econômicas, além de consumirem menos energia e demandarem menos manutenção. A vida útil dessas lâmpadas é dez vezes maior do que a das lâmpadas tradicionais.

Para adotar as luminárias a LED, a Infraero realizou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Conduzido pela Superintendência de Manutenção da empresa, o trabalho apontou resultados de redução de intervenções de manutenção, maior disponibilidade do sistema e economia de energia da ordem de 50%, em relação às luminárias convencionais.

Outro resultado positivo é a melhor visualização das pistas pelos aviadores que utilizam os aeroportos, já que as luzes de balizamento a LED sinalizam a pista em casos de operações noturnas ou com baixa visibilidade. “Com as luminárias LED, a necessidade de aquisição de peças de reposição e de serviços é menor e somando as demais vantagens citadas, a implantação representará uma economia de R$ 110 mil por ano”, afirmou o superintendente de Manutenção da Infraero, Anderson Goddard. Segundo ele, outros 31 aeroportos devem receber nova iluminação nas pistas de taxiamento com tecnologia LED no ano de 2014.

Nos aeroportos de Goiânia (GO), Vitória (ES) e Santos Dumont (RJ), por exemplo, as lâmpadas já foram substituídas. Em Goiânia, foram instaladas 194 lâmpadas nas taxiways A, B, C, D e E. “Para o sistema de balizamento de taxi do Aeroporto de Goiânia espera-se uma redução do consumo de energia elétrica de aproximadamente 78% além de uma considerável redução dos custos indiretos com manutenção e substituição das luminárias”, pontuou Diego Gewehr, gerente de Manutenção do aeroporto. Já no Aeroporto de Vitória, foram instaladas 128 luminárias no circuito de balizamento do pátio de helicópteros e da taxyway A. No Aeroporto Santos Dumont (RJ), por sua vez, foram instaladas 175 luminárias a LED no balizamento de pistas.

Já nos aeroportos de Belém (PA), São Luis (MA) e Macapá (AP), foram feitas as substituições de 220 luminárias das torres de iluminação do pátio de aeronaves a partir da segunda quinzena de dezembro. Em Belém, foram instaladas ainda luminárias no estacionamento do terminal de passageiros e nas salas de embarque e desembarque.  As lâmpadas de LED dos totens e arandelas do terminal de passageiros do aeroporto já estão em funcionamento. Foram substituídas 260 unidades de lâmpadas comuns por LED. A substituição faz parte do programa de eficientização energética, que busca a redução no consumo de energia elétrica dos aeroportos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!