Quinta, 25 Abril 2024

Que bom seria comprar uma casa na Praia Grande da mesma maneira que compramos outros produtos com valores menores, não é mesmo? Olhou, gostou, pensou um pouquinho: comprou! No entanto, a burocracia e os altos valores envolvendo o negócio não permitem que seja dessa maneira.

APE PGCréditos da imagem: yanalya.

Nem por isso, caro (a) leitor (a), você deixaria uma boa oportunidade escapar, certo? Para tanto, é necessário planejamento e disciplina financeira, além de conhecer os procedimentos para adquirir um bem deste tamanho.

Com o intuito de lhe ajudar, elaboramos um artigo com os procedimentos para comprar um imóvel. Leia com atenção!

A procura pelo imóvel certo
Antes de partirmos para os procedimentos de compra propriamente ditos, temos de considerar que você pesquisará pelo imóvel de acordo com as suas necessidades: tamanho da família, estrutura do imóvel, cômodos, localização, trânsito, segurança do bairro, comércio e prestação de serviços aos arredores, vizinhança, entre outros fatores que contribuem para a sua qualidade de vida.

Se o objetivo é investimento, também se faz necessária uma pesquisa de acordo com suas ambições e possibilidades financeiras.
Falamos tudo isso porque é comum as pessoas perderem tempo buscando imóveis na Praia Grande que não fazem sentido. E não é só tempo que se perde, uma pesquisa sem foco pode acabar em uma decisão precipitada.

Confirmação de que o imóvel está “livre” para ser vendido
Imagine a seguinte situação: você encontrou o imóvel certo para as suas necessidades, fez visitas, verificou as condições estruturais, porém, na hora de fechar negócio, descobre que o imóvel não poderá ser vendido. Frustrante, não é?

Isso acontece porque há impedimentos para a venda, como penhora do imóvel, dívidas com impostos, pendências no inventário, matrícula não atualizada no cartório, cônjuge que não assinou o documento de venda, entre outros.

Para evitar o problema, confirme tudo isso antes da negociação avançar. Solicite as certidões negativas do imóvel, as quais identificam se há pendências ou irregularidades do bem e do proprietário.

Lembre-se ainda de confirmar se o vendedor é o proprietário do imóvel ou tem autorização para vendê-lo.

Documentação para compra e venda
Sabemos que a burocracia faz parte da negociação. Portanto, é fundamental saber quais documentos serão solicitados na compra e venda do imóvel.

Documentos do comprador

• RG e CPF. Se for casado, serão necessários os documentos do cônjuge;
• Certidão de nascimento (solteiro) ou Certidão de casamento (casado);
• Certidões judiciais municipais, estaduais e federais;
• Comprovantes de rendas atualizados.
Documentos do proprietário
• RG e CPF. Se for casado, serão necessários os documentos do cônjuge;
• Certidão de nascimento (solteiro) ou Certidão de casamento (casado);
• Certidões judiciais municipais, estaduais e federais;
• Certidão de Interdição e Tutela.
Documentos do imóvel
• Certidão atualizada de Registro do Imóvel;
• Certidão de Situação e Quitação Fiscal Imobiliária;
• Certidão de Situação Enfitêutica ou guias pagas do IPTU;
• Certidão de Ônus Reais;
• Declaração de quitação de obrigações condominiais.

Condições da negociação do imóvel
Documentos em dia, as partes envolvidas partem às condições de negociação. No caso de imóveis com valor até 30 salários mínimos, pode haver um documento de promessa de compra. Neste documento, não obrigatório, uma das partes promete a venda e a outra a compra.

Em imóveis de valores maiores, deverá ser feita uma escritura no Cartório, assinada por todas as partes envolvidas.

A transferência do imóvel
A fim de confirmar a compra e venda do imóvel, um contrato é elaborado e assinado. Em seguida, é a vez da elaboração da escritura pública, a qual deverá ser registrada no Cartório, onde o Oficial fará o registro, transferindo o imóvel para o novo dono. Por último, será emitida a certidão do registro, que é o documento com o histórico do imóvel.

Aviso: leia o contrato com o máximo de atenção. Confira todos os dados, se as condições, datas de pagamento e da entrega do imóvel, são aquelas combinadas. Observe as cláusulas e, se não entender e nem concordar com alguma delas, questione. Persistindo a dúvida, procure ajuda especializada, pois é muito mais segura a prevenção, do que se arrepender após a assinatura.

Quem vai comprar uma casa ou apartamento em Praia Grande, deve ficar atento a esses procedimentos. Um negócio seguro garante os bons momentos que o novo imóvel irá proporcionar.

Continue acompanhando nossos conteúdos sobre o mercado imobiliário. Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar atualizado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome