Sexta, 19 Abril 2024

O suntuoso prédio da Alfândega de Santos completou no último dia 19 de novembro, 70 anos. O edifício foi inaugurado pela antiga Companhia Docas de Santos - CDS (Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp - atualmente), em 1934. A construção iniciou em 1930.

O imóvel que tem 13 mil m passou por grande reforma, em 1983. Já a última reforma do prédio, iniciou em 1999 e foi concluída em 27 de março de 2003. O Governo Federal investiu cerca de R$ 8 milhões.

Apesar da ação do tempo foi possível recuperar os aspectos originais dos afrescos e pisos, que estavam descaracterizados. Seis portões, dois portais e 66 grades em ferro batido, com desenhos de folhas e frutos de café estilizados - concebido pelo serralheiro artístico Puccinelli, há 69 anos, foram reconstruídos. Os vitrais também foram restaurados seguindo as formas originais.

O imóvel, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), ainda passou por intervenções em suas redes elétrica, hidráulica e mecânica e em pisos, revestimentos e esquadrias e ganhou ainda melhorias que facilitam o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais.

As Alfândegas no Brasil foram criadas por determinação do rei de Portugal, Dom João III, para cobrar de forma regular as rendas das Capitanias Hereditárias. O que não ocorria até 1549, por falta de uma infra-estrutura adequada. Assim, quando Thomé de Souza aportou em São Vicente, em fevereiro de 1553, já encontrou estabelecida a Alfândega construída por Brás Cubas.

Em Santos, a alfândega foi fundada em 1550, pelo provedor-mor da Fazenda Real, Antônio Cardoso de Barros, que também implantara a primeira, na Bahia, e a segunda, em São Vicente.

Em fevereiro de 1569, a Alfândega de Santos passou a se chamar Delegacia da Receita Federal, mas a antiga denominação ainda vigora nas conversas informais. O primeiro prédio a abrigar a Alfândega santista ficava próximo ao atual.

Em 1570, com o desenvolvimento do bairro do Valongo, passou a funcionar em um casarão da praia (cais), em frente à atual Rua Riachuelo. Depois esteve em vários outros locais: um barracão na rua que atualmente corresponde à Rua Frei Gaspar; o antigo Colégio dos Jesuítas, na atual Praça Antônio Teles, demolido em 1877; um quartel militar; e um prédio inaugurado em 1880 exclusivamente para seu funcionamento.

Para a construção deste, o Tesouro Nacional firmou contrato em 1876 e os trabalhos foram supervisionados pelo engenheiro Manuel Ferreira Garcia Redondo, o mesmo que construiu o Teatro Guarani. Enquanto era erguido, a Alfândega permaneceu instalada, provisoriamente, em um armazém da Companhia Docas de Santos.
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome