Sexta, 19 Abril 2024

A equipe de informática da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, trabalha na implantação do Sistema Governamental de Gestão Portuária Integrada (S2GPI) e do Sistema de Gerenciamento de Documentos (E-Docs). Os projetos representam uma economia de R$ 900 mil/ano e colocam o Itaqui entre os portos do país que estão se modernizando.

De acordo com a Emap, com a implantação do S2GPI os sujeitos atuantes no complexo portuário (agências marítimas, operadores portuários, Órgão Gestor da Mão de Obra (Ogmo), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), entre outros) compartilharão informações relacionadas à logística do porto maranhense em tempo real. O projeto contribuirá para que as operações portuárias sejam ainda mais ágeis e seguras, além de proporcionar ferramentas para a organização de um banco de dados completo do Itaqui.

No total, serão oito módulos implantados: quatro direcionados à área operacional e o restante para outros setores da Emap, que trabalha o projeto em parceria com a empresa Linkcon. Atualmente, são utilizados mais de 10 sistemas de informática que captam informações do porto. Com a implantação do S2GPI, será possível que um conferente, _a beira do cais, recebendo a carga, alimente on-line o sistema. Hoje, ele utiliza papel. Com o sistema, passará a ser usada uma ferramenta eletrônica.

Implantação - Desde o início do ano, as agências marítimas cadastradas e autorizadas pela Emap alimentam o sistema com informações sobre a movimentação dos navios e cargas no porto. Tais empresas encaminham à Emap solicitação de atracações e desatracações de navios, embarque e desembarque de cargas, entre outras atividades. Tais informações serão compartilhadas pelo Ogmo, pelas transportadoras e pelos operadores, facilitando a comunicação.

Os próximos módulos a serem implantados são os de carga geral e de granéis líquidos e sólidos. O objetivo é que até o fim de 2012 todos os sistemas do Itaqui, entre eles o de controle de acesso e o administrativo financeiro, estejam integrados.

A modernização do sistema interligado do Itaqui se reflete também no comprometimento da Emap com os órgãos estaduais e federais controladores. O trâmite e o fornecimento das informações junto aos fiscalizadores é mais célere, transparente e eficiente.

Fonte: O Estado do Maranhão

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome