Terça, 16 Abril 2024

O conceito globalização surgiu em meados da década de 1980 e substitui conceitos como internacionalização e transnacionalização. Porém, se voltarmos no tempo, podemos observar que é uma prática muito antiga. A humanidade, desde o início de sua existência, vem evoluindo e passou de uma simples família para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, nações e hoje com a interdependência de todos os povos do nosso planeta chegamos a um fenômeno natural denominado de "aldeia global". Globalização ou mundialização é a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, também denominado "aldeia global". As notícias do mundo são divulgadas pelos jornais, radio, TV, internet e outros meios de comunicação. O mundo assistiu ao vivo e a cores, em 11 de setembro de 2001, o atentado ao World Trade Center (as torres gêmeas) e a invasão americana ao Iraque.

Com toda essa tecnologia a serviço da humanidade, dá a impressão que o Planeta Terra ficou menor. Podemos também observar que os bens de consumo, a moda, a medicina, enfim a vida do ser humano sofre influência direta da Globalização. Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vários países e o exporta para outros. Também podemos observar a fusão de gigantes empresas. Tudo isso tem como objetivo baixar custos de produção e aumentar a produtividade.

A globalização analisada pelo lado econômico-financeiro teve seu início na década de 1980 com a integração a nível mundial das relações econômicas e financeiras, tendo como pólo dominante os Estados Unidos. Analisando a Globalização podemos destacar o lado positivo como: o intercâmbio cultural e comercial entre nações, importante para todos os povos. Agora vamos ver o lado negativo: a Globalização é crescente os povos ficam a cada dia mais interdependentes, porém os países desenvolvidos são os maiores beneficiados ficando cada vez mais ricos, enquanto os países em desenvolvimento ficam cada vez mais pobres.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome