Sexta, 29 Março 2024

Marcos Conde é Gerente de Business Assurance da Intertek Brasil

Mais de 7600 pessoas morrem diariamente por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – totalizando mais de 2,78 milhões de mortes por ano. O alarmante dado reforça a necessidade cada vez mais evidente de adotar práticas que sejam capazes de reverter esse quadro que impacta negativamente a sociedade e a economia.

Uma das premissas elementares para que uma empresa tenha sucesso no mercado nacional e internacional é o cuidado com a segurança e a saúde de seus colaboradores. Um ambiente de trabalho com esses predicados minimiza o risco de acidentes e doenças e ressalta o nível ético de uma instituição, conferindo a ela um componente imprescindível para se destacar no acirrado mercado atual.

Um dos métodos mais eficazes para planejar e gerenciar o programa de segurança é o Sistema de Gerenciamento de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). E o padrão internacionalmente reconhecido pela ISO é o ISO 45001, que desde o início deste ano foi aprovado como substituto do popular OHSAS 18001.

Mais de 50 países e organizações, incluindo a Organização Internacional do Trabalho, estiveram envolvidos na criação do ISO 45001. Este padrão exige das empresas o comprometimento com a melhoria na performance de saúde e segurança no trabalho, levando em consideração as demandas da sociedade, de maneira geral. Assim, elas devem pensar não apenas em seus contratados e fornecedores, mas também nos efeitos que suas atividades têm sobre as comunidades vizinhas.

Com a recente substituição, as empresas que já possuíam o certificado OHSAS 18001 têm um prazo de três anos para realizar o upgrade para o padrão ISO 45001. A Intertek, líder global do setor de testes e certificações, tem a expertise necessária para a implantação do padrão, além de trabalhar com todos os clientes atuais para assegurar uma transição suave para ISO 45001.

Oferecendo um padrão de segurança e saúde ocupacional internacionalmente reconhecido a ser seguido, essa ferramenta pode ser adotada por empresas de qualquer setor. O ISO 45001 fornece a especificação para análise formal e sistemática e gerenciamento de risco, gerenciamento de conformidade regulamentar, promoção de práticas de trabalho mais seguras e avaliação de desempenho em saúde e segurança ocupacional. Outra vantagem é a facilidade de integração com os demais padrões ISO Management Systems, como o ISO 9001: 2015 e o ISO 14001: 2015.

Essa abordagem sistemática facilita a diminuição do número de incidentes e, em última instância, uma menor interrupção, otimizando assim o ritmo de trabalho, resguardando contra possíveis ações judiciais e aumentando a credibilidade e competitividade do negócio.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome