Sexta, 29 Março 2024

Luciano Blessmann, engenheiro e diretor da Lautec Engenharia

Empresas de engenharia, construtoras ou prestadoras de serviços de grande porte, caracterizadas por uma vasta expertise em vultosas obras e serviços de grande complexidade, têm como um de seus maiores ativos, o ativo intangível. Ou seja, histórico de obras e de serviços que resulta no seu Acervo Técnico.

O Acervo Técnico traduz a capacidade técnica operacional da empresa e habilita ela a participar de uma grande quantidade de processos licitatórios ou de cotações de grandes obras e serviços privados, onde são exigidas das participantes a demonstração de que possuem capacitação para a execução de determinada demanda. Isto implica, por conseguinte, na capacidade de gerar resultados e gerar valor agregado ao negócio.

Conforme definido pelo Confea, o Acervo Técnico de uma pessoa jurídica é representado pelos profissionais do seu quadro e de seus consultores que atuaram nas respectivas obras e serviços, anotando responsabilidade técnica pelas mesmas. As empresas, em caso de êxito na conclusão das obras e serviços, obtêm junto aos seus contratantes os atestados de capacidade técnica que são os documentos comprovatórios à prestação de serviços e execução de obras a contento do ponto de vista técnico. Referidos atestados técnicos são referendados (vistados) pelos respectivos CREAs e habilitam, então, as empresas a participarem de licitações públicas ou privadas.

Observo que no atual cenário econômico recessivo, novas obras e serviços foram adiados e aqueles em andamento pararam. Isso devido à séria escassez de recursos. Não há investimentos, as empresas estão seriamente abaladas e muitas, inclusive, se viram em situação de falimentar ou pré-falimentar, foram forçadas a encerrar as suas atividades ou tiveram de enfrentar duros processos de recuperação judicial ou, ainda, buscaram uma reestruturação societária com fusões, cisões ou incorporações. Nesse conturbado ambiente acresceu a importância do ativo intangível Acervo Técnico, talvez o principal e mais valorizado ativo destas empresas.

Em quaisquer das circunstâncias citadas, seja recuperação judicial, fusões, cisões ou incorporações, a determinação do valor deste ativo Acervo Técnico tornou-se imprescindível e de grande importância estratégica e técnica. É neste contexto que a Lautec Assist, por meio de sua larga experiência na avaliação de ativos tangíveis e intangíveis e em engenharia econômica previu o atual cenário, entendendo a importância desta questão avaliatória e dedicando-se a estudar a fundo a avaliação de acervo técnico. A empresa enriqueceu o seu próprio Acervo Técnico desenvolvendo, com êxito, inúmeros e importantes casos e demandas de avaliação de acervos técnicos. O público são empresas de engenharia, construtoras ou prestadoras de serviços de médio e grande porte, nacionais e multinacionais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome