Quinta, 28 Março 2024

Joao boneco* Analista político e consultor sindical

Acho que todos os trabalhadores entendem a expressão inglesa do título: lista de controle. A necessidade da lista de controle das atividades sindicais é vital porque, como escreve o professor Luiz Gonzaga Belluzzo, “os trabalhadores, assalariados ou informais, são o grupo de risco da pandemia econômica”.

É o que pretendo fazer como recomendações para a ação sindical que se tornou mais relevante com a liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que impõe a participação dos sindicatos nas discussões de quaisquer acordos entre patrões e empregados sob a vigência da Medida Provisória (MP) 936, impedindo a selvageria e o oportunismo patronais.

A primeira e grande tarefa sindical imediata consiste, portanto, em organizar essa participação com meios presenciais e eletrônicos para proteger os trabalhadores e garantir as melhores condições em cada empresa e em grupos delas.

Além dessa tarefa urgente, é preciso que os sindicatos persistam em uma série de atividades listadas abaixo:

1- Conexão permanente com a base, explorando, sobretudo, os meios eletrônicos de comunicação e diálogo;

2- Continuar com as medidas de isolamento social, de superproteção sanitária aos trabalhadores que continuem em atividade e com a exigência de que as medidas emergenciais de renda sejam imediatamente efetivadas e a logística do abastecimento garantida;

3- Defesa intransigente do emprego e do salário contra todos os aspectos espoliadores da MP 936 e exigindo sua derrota no Congresso Nacional;

4- Trabalhar com eficácia para acelerar em inúmeras empresas (metalurgia, alimentos, têxtil, papel, fármacos etc.) a reconversão industrial, passando a produzir itens em uma verdadeira economia de guerra;

5- Solidariedade social ativa, com a cessão de prédios e locais e a organização de redes de distribuição de cestas básicas e auxílio aos mais necessitados (em articulação com igrejas, movimentos sociais e de bairros);

6- Os presidentes de cada sindicato e outras entidades devem fazer chegar por meios eletrônicos e com intervenções curtas diariamente aos trabalhadores suas palavras de orientação, resistência e solidariedade.

Dessas iniciativas há, felizmente, muitos exemplos de atividades exemplares e efetivas. A lista seria longa, o que depõe a favor de muitos dirigentes sindicais e serve de exemplo para todos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome