Sexta, 29 Março 2024

Alexandros Aravanis* Diretor de operações AGCO América do Sul

O conceito de Indústria 4.0 tem sido discutido há anos e, aos poucos, tornou-se parte da realidade do mercado de trabalho. Um dos setores que mais sente o impacto da quarta revolução industrial é a indústria automotiva. O uso de dados e a automação na fabricação de veículos e máquinas já estão em funcionamento, com ganho de eficiência pelas empresas atentas às inovações.

No segmento de máquinas agrícolas, algumas ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento de tratores de alta performance. A Indústria 4.0 está presente em todas as etapas da produção de um equipamento, com benefícios para segurança, rentabilidade, verificação de qualidade, montagem e bem-estar do trabalhador.

A AGCO, referência global na fabricação de máquinas agrícolas, conta com equipamentos e uma linha de produção dentro dos padrões da Indústria 4.0. Um dos principais exemplos de tecnologia que auxilia o processo produtivo da AGCO, o smart glass está incorporado às fábricas e é utilizado em checklists de manutenção de máquinas e na etapa de verificação de qualidade de monoblocos, estrutura que contempla os eixos dianteiro e traseiro, a transmissão e o motor.

Com o smart glass, o responsável por fazer o controle de qualidade recebe uma série de informações na tela que aparece acima do campo de visão, o que facilita a operação. Além de garantir eficiência na execução do trabalho, os óculos proporcionam aumento de produtividade, uma vez que os operadores não precisam mais ficar entre o computador e o componente. O smart glass também permite fotografar e enviar os registros aos engenheiros de qualidade instantaneamente.

Outra ferramenta disponível nas fábricas é o AGV (sigla em inglês para Veículo Guiado Automaticamente). Trata-se de uma plataforma robótica e autoconduzida que realiza um trabalho que antes era feito manualmente. Com o AGV, um percurso é programado e o robô se encarrega de transportar o monobloco pela planta. A utilização do AGV possibilita montagem de modelos mais complexos e leva aos trabalhadores maior agilidade, conforto e segurança de trabalho, já que o transporte de materiais pesados é feito de maneira mais controlada.

Os benefícios da Indústria 4.0 podem ser comprovados não apenas na fabricação dos produtos, mas os próprios consumidores finais conseguem verificar o impacto das inovações durante a experiência de compra. No mercado de máquinas agrícolas, por exemplo, o sistema Dyno simula com precisão o nível de qualidade dos equipamentos em operação no campo antes da entrega ao agricultor. Também torna-se importante a implantação de técnicas que irá melhorar a qualidade e os processos da indústria, tal como a utilização do PCP.

Resultados tangíveis como esses têm transformado, por meio da Indústria 4.0, as fábricas em grandes polos de inteligência e tecnologia, onde todos os dispositivos são pensados para proporcionar ganho de produção e eficiência. Tudo isso nos permite afirmar que a aplicação deste alto volume de tecnologia na ponta inicial do desenvolvimento das máquinas certamente será refletida na ponta final, oferecendo uma operação mais eficiente, econômica e sustentável aos agricultores de todo o país.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome