Terça, 19 Março 2024

Lucedile Antunes* CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching

Uma das características mais importantes em uma líder é desenvolver sua capacidade e o seu olhar sensível sobre as pessoas.

Isso a fará uma líder muito admirada e respeitada.

O cuidar do seu time é o olhar que você deve dar para a sua gestão, para ter sucesso e ser diferenciada.

Muito provavelmente quando você assumiu seu cargo de líder de um time, muitas inseguranças estiveram presentes, provavelmente por falta de alinhamento de quem te promoveu, mas, principalmente, porque novas atribuições devem ser aprendidas no cargo como líder.

E qual é o efetivo papel de uma líder? Uma líder admirada e que inspira apresenta essas competências comportamentais:

- Lidera pelo exemplo;
- Respeito é a sua palavra de ordem, ou seja, seu valor mais presente;
- Desenvolve o time para que alcançar novos patamares nas suas carreiras;
- Agradece;
- Diz: “nós”;
- Reconhece os talentos e conquistas;
- Constantemente dá feedbacks construtivos;
- Inspira confiança e entusiasmo;- Cria conexão e constrói alianças.

Essas são algumas das características mais importantes em uma líder.

O grande diferencial da liderança feminina está na sensibilidade da mulher, que por natureza tem um olhar mais profundo no outro ser.

E isso faz a diferença na gestão de pessoas no dia a dia.

Então, se eu pudesse te dar uma dica de ouro como especialista no tema soft skills, eu te daria a seguinte recomendação: olhe para cada colaborador do seu time como um ser humano, que tem ali suas dores e necessidades e utilize esse olhar empático sempre se colocando no lugar do outro, para gerar conexões genuínas.

Isso fará de você uma líder muito humana, que identifica o melhor potencial de cada um e desenvolve, adquirindo dessa forma, uma grande admiração do seu time.

No livro “Soft Skills - Competências Essenciais para os novos Tempos”, publicado pela Literare Books International, idealizado por mim e reconhecido como um best-seller pela revista Veja em dezembro de 2020, eu selecionei as 33 softs skills mais buscadas pelas empresas nos profissionais do agora.

Nos meus trabalhos como consultora e mentora organizacional observo muitos líderes tóxicos ou mesmo lideres que são desligados das organizações, tecnicamente competentes e com vasta experiência, mas que lhes faltou esse olhar humano e, acima de tudo, algumas soft skills, como a capacidade de comunicar de forma efetiva, negociar, escutar seus colaboradores e outras partes de forma profunda e genuína, gerar empatia, entre outras.

Nunca se esqueça que a humildade é um valor que é e sempre será a base de tudo. Ela te permitirá entrar sempre de mente aberta para ser a melhor líder que você quer ser.

Essas dicas visam provocar profundas reflexões sobre a líder que você é. Reconheça seus pontos fortes e suas fraquezas. O autoconhecimento é o passo número 1 para o seu autodesenvolvimento pessoal e profissional.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome