Quinta, 18 Abril 2024

Cristina Maya* YouTuber e criadora do Vamu Ver! 

O canal Vamu Ver! no YouTube nasceu justamente dessa paixão por viajar, conheci alguns países e queria transformar essa experiência em dicas, porque eu tinha a intenção de mostrar os lugares para as pessoas. Decidimos conhecer Portugal em 2016 e fomos para Lisboa e Algarve. Em dado momento surgiu a oportunidade de viver no país e conseguimos a permissão através do Visto de Residência D7, que é nomeadamente para aposentados, pensionistas e pessoas com renda passiva, e em 2018 fizemos a nossa mudança definitiva.

Atualmente, muitos brasileiros imigram para Portugal por diversos motivos, sobretudo por ser um lugar onde as pessoas utilizam o mesmo idioma (com alguma diferença linguística é claro) e pela facilidade para a obtenção de um visto, cuja regularização da permanência é muito menos burocrática do que em outros países. Nos últimos anos houve uma grande quantidade de brasileiros que decidiu se mudar para as terras lusitanas e a tendência é que continue assim por algum tempo.

Entre as principais vantagens de morar no país está a segurança. É claro que existem episódios de violência e delitos, mas ainda assim os números são bem inferiores e desproporcionais comparados com os do Brasil. Outro benefício é o custo de vida, uma vez que o salário-mínimo em Portugal em 2021 é de € 665,00 que equivalem a aproximadamente R$ 4.000,00. O valor é o mínimo necessário para viver de maneira confortável e ter uma vida digna, sem exageros de consumo no país.

Já ouvi relatos de que Portugal não é um país receptivo para estrangeiros, mas nos três anos que vivo aqui, nunca passei por qualquer tipo de situação delicada como essa. Sempre fomos e somos muito bem recebidos. Temos seguidores do nosso trabalho que vivem aqui, temos uma comunidade brasileira bem coesa, é a família Vamu Ver! . Ainda assim, a dica para quem gostaria de viver em outro país é saber chegar nesse local entendendo que existem outras culturas e costumes, e saber também se portar diante dessas diferenças. A postura respeitosa é fundamental para qualquer pessoa que pretenda imigrar.

Embora o idioma seja o mesmo e as pronúncias até semelhantes, o sotaque português pode ser difícil inicialmente, mas com o tempo fica fácil entender e é possível até começar a incorporar o vocabulário local.

Em contrapartida, a temperatura é bem diferente. Em Portugal faz calor apenas por 4 meses, a começar em junho e indo até outubro, época em que temos de aproveitar o sol que se põe lá pelas 21h em alguns países da Europa. O restante do ano é frio e ventoso, o que dificulta no período de férias e no aproveitamento dos momentos ao ar livre. Além disso, as praias do país têm águas extremamente frias.

Para aqueles que desejam se mudar definitivamente, uma boa notícia é que o mercado de trabalho em Portugal é rico, mas para muitos empregos é necessário experiência e boas referências. Saber a língua inglesa é um ponto fundamental para quem pretende trabalhar nas metrópoles e ter contato direto com turistas internacionais. Por isso muitos imigrantes trabalham em restaurantes, como garçons e na cozinha, além disso existe uma grande demanda de motoristas de aplicativo, no setor de festas, eventos e na construção civil.

Infelizmente, nos últimos dias os números da COVID-19 aumentaram no país, devido a alguns eventos que ocorreram na região norte. Não somente mais pessoas foram contagiadas, mas também aumentaram as mortes e por conta disso o governo decidiu por fazer um cerco sanitário em volta de Lisboa, o que afetou também as cidades próximas. E Portugal foi um país referência e elogiado no quesito de combate ao vírus.

Ainda assim, a vacinação está acontecendo de forma gradual. Em um único momento houve uma paralisação por conta da logística. Uma vez que Portugal faz parte da União Europeia é necessário aguardar os órgãos responsáveis da distribuição das vacinas e demais procedimentos locais.

Eu moro na região metropolitana de Lisboa, uma cidade chamada Seixal e é difícil dizer qual é o lugar mais bonito de Portugal. Algarve, por exemplo, uma região ao sul do país é maravilhosa, com muitas praias e bastante movimento no verão, que é a temporada atual. Convido a todos a conhecerem um bocadinho do Seixal, iniciamos recentemente no canal Vamu Ver! no YouTube uma série intitulada “Conheça o Seixal em Portugal” espero que gostem.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome