Quinta, 28 Março 2024

 Engenheiro e sócio-diretor da Prates & Mendonça Consultores e professor de cursos de pós-graduação em Logística 

A embalagem se faz presente na história da humanidade, no passado apresentava formas rudimentares, no presente podemos dizer que, são evoluídas e em certos casos sofisticadas. Para ler o artigo com imagens clique aqui.

Como surgiu a embalagem?

Ela surge da necessidade do homem primitivo transportar e armazenar água e alimentos, vitais para sua sobrevivência.

A história, levamos a concluir que, a primeira embalagem foi a mão do homem em forma de concha, nela ele podia conter a água e alimentos mas, não podia transportar
a longas distancias e nem armazena-la.

Logo, o homem, começou a utilizar crânios de animais, chifres, grandes conchas, apreendeu a fabricar cestos usando vegetais e calafetá-los com resina e argila, vindo
a finalmente construir os primeiros vasos de argila que serviram para embalar a comida e água vitais para sua sobrevivência.

Como o mercado vê hoje a embalagem?

O mercado de embalagem está basicamente voltada a três segmentos:

 Marketing: embalagem é vendedora de produto o que, faz chega muitas vezes
a custar mais que o próprio produto.

 Industrial (inclui embalagem de transporte/ distribuição): embalagem tem que
proteger o produto durante seu processo de fabricação e transporte/ distribuição,
portanto, em suas variações ela se faz presença em toda a cadeia de produtiva,
chegando até quem irá ser o distribuidor.

 Exportação: Muitas empresas acreditam que, a mesma embalagem utilizada
para o mercado local para a distribuição dos produtos, podem ser utilizadas para
exportar produtos.

Neste ponto pecam pois embalagem para exportação além de ter a características de proteger o produto de avarias, dever verificar o tipo de unitizador a ser utilizado, características climáticas que podem afetar a embalagem e produto e quais os modos de transporte que serão utilizado, entre outros para o produto chegue ao destino final sem averias.

A embalagem julgo hoje ser, importante em todos os segmentos mas, gostaria de refletir aqui neste artigo sobre a embalagem industrial e exportação.

Minha reflexão vai da observação baseada na troca de experiências, conversas com nossos clientes e mesmos com alunos de cursos de pós-graduação onde ministro aulas
que, trazem suas aflições quando comentamos sobre este tópico o que nos leva a concluir que, muitos são os problemas mas, poucas são as ações efetivas para buscar
uma redução de problemas, com relação a este tema.

Embalagem se não bem dimensionada pode gera alto custo dentro de toda a Cadeia de Abastecimento, podendo ser o divisor de água para o sucesso ou fracasso de uma
operação.

Henry Ford (1913), responsável pelo conceito e introdução da primeira linha de montagem progressiva onde, o chassis do carro era colocado sobre um transportador
continuo e a peça era retirada da embalagem para montagem no veículo. Ele, observou que, cada fornecedor utilizava um sistema próprio de embalagem para entrega de sua peça o que, dificultava o manuseio para retirada de peça e sua montagem no veículo, nos sistemas de estocagem e movimentação de materiais.

Henry Ford como um homem que, revolucionou a indústria moderna, percebeu que, o sistema de embalagem ora utilizado não era eficiente para uma linha de montagem
progressiva tanto que, em 1914 vem a introduzir um sistema de padronização de embalagem, com o objetivo de facilitar o manuseio, armazenagem e movimentação
de materiais.

Hoje, a embalagem deve ser tratada como uma necessidade sócio – econômica e profissional do homem, não pode ser tratada como um subproduto.

Embalagem deve ser pensada e desenvolvida paralelamente a concepção do produto e levando-se em conta o binômio custo vs. qualidade pois, caso contrário poderemos ter custos como:

 Custos de perda e danos devido mal dimensionamento da embalagem.
 Custos de ineficiência no mal aproveitamento de espaços no interior da
embalagem, bem como veículos de transporte.
 Custos de operações de manuseio ou movimentação mecânicas inadequadas.
Desenvolver embalagem industrial e de exportação é complexa e cheia de detalhes
que, se não observados poderão apresentar custos elevados aos produtos
comercializados pelas empresas.

Concluindo: Empresas tenham um novo olhar para sua embalagem, verifiquem se são eficientes e eficazes dentro de uma visão Global de Movimentação e Armazenagem
de Materiais.

 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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