Quinta, 28 Março 2024

José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

O setor primário da economia está sujeito a muitas variáveis - mudanças climáticas, volatilidade de preços das commodities, taxa de câmbio, política agrícola etc. – enfim, muitos são os fatores que influenciam a atividade e repercutem em sua viabilidade. A informação é o único instrumento para reduzir as incertezas e ampliar a possibilidade de sucesso. Por isso, é essencial que os produtores e empresários rurais estejam sempre bem informados sobre a conjuntura dos mercados nacional e mundial.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina estão atuando na produção de informações confiáveis e de qualidade através do projeto Campo Futuro, que abriga a atividade chamada Dia de Mercado. Dentro dessa linha de ação, dirigentes, produtores e empresários rurais estarão reunidos em Chapecó nesta sexta-feira (dia 15), para uma ampla programação do 5º Dia de Mercado de Grãos.

O objetivo do evento é levar informações técnicas e gerenciais aos produtores rurais a fim de que possam otimizar as margens de sua atividade. As palestras trazem para o debate temas relevantes, como a conjuntura do mercado mundial de grãos e seu impacto nos preços dos produtos em Santa Catarina.

O projeto Campo Futuro levanta informações por meio de painéis realizados nas principais regiões produtoras. Consiste em uma reunião técnica in loco, com a participação dos agentes da cadeia produtiva (produtores, técnicos da agroindústria e representantes de lojas de insumos), para definição de uma propriedade modal. Após a realização dos painéis, as matrizes de custos e as informações sobre as receitas médias são atualizadas mensalmente pelas instituições parceiras.

Na sequência, os Dias de Mercado geralmente são desenvolvidos nas regiões onde foram promovidos os painéis de levantamentos de custos de produção. A programação desses seminários segue uma lógica que apresenta a realidade da região, comparando-a com o resto do Brasil e destacando suas potencialidades e gargalos. Na sequência, especialistas levam a esses produtores o que há de mais atual em cada cultura analisada. É assim, com informação e capacitação que o agronegócio brasileiro avança.

É necessário investigar o quadro econômico para notar a chance de mudanças na economia brasileira e nos países desenvolvidos. O planejamento financeiro, o controle de custos, a estratégia de venda e gestão são as áreas onde o produtor tem o maior espaço de manobra porque o cenário de formação do preço também depende do abastecimento mundial e nacional. Em resumo, a informação tornou-se cada vez mais importante para a gestão estratégica da agricultura e do agronegócio.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome