Quinta, 25 Abril 2024

O Porto de Santos mantém, no primeiro trimestre de 2018, a liderança na participação na balança comercial brasileira, com 28,2% da corrente de comércio internacional movimentado pelo Brasil. Em relação somente ao sistema portuário nacional, a participação santista chega a 35,9%. O protagonista desta marca é a soja, com a exportação de US$ 1,69 bilhões no período. O valor total do complexo portuário santista foi de mais de US$ 26,7 bilhões. O total nacional foi de US$ 94,8 bilhões no período, de acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), compilados pela Gerência de Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

soja navio

Exportações
A participação da soja em grãos no valor das transações comerciais internacionais pelo Porto de Santos acompanha o crescimento da quantidade embarcada. Em relação ao primeiro trimestre de 2017, este ano o volume cresce 3,1%, com cerca de 6,81 milhões de toneladas (contra 6,6 milhões toneladas no ano passado).

O valor total das exportações chegou a US$ 15 bilhões no acumulado do ano até março. Isso representa 27,6% de participação no total do país, que foi de US$ 54,4 bilhões no período. Em valores comerciais, a soja, principal carga exportada pelo Porto de Santos no primeiro trimestre de 2018, registrou US$ 1,69 bilhões, com participação de 11,3% no total do Porto de Santos. O grão foi enviado para China, Irã, Espanha e outros cinco países.

Em segundo, ficaram óleos brutos de petróleo, com US$ 1,12 bilhões, correspondente a 7,5% do total. O produto foi comercializado principalmente com a China, Chile e Estados Unidos. Em terceiro, o produto mais conhecido do Brasil, o café, com US$ 966 milhões, participação de 6,4% no total do Porto de Santos. O grão foi enviado para Estados Unidos, Alemanha, Itália e mais 67 países.

Os dez principais parceiros comerciais do Brasil nas exportações através de Santos são: China, com a participação de 7,9% no período, cerca de US$ 1,2 bilhões; Estados Unidos (7,5%, por volta de US$ 1,13 bilhões); Argentina (4,4%); Holanda (2,6%), Alemanha (2%); Arábia Saudita (1,5%); Irã, México, Itália e Chile (estes todos com cerca de 1,4% de participação nas exportações).

Importações
Nas importações, o resultado do Porto de Santos entre janeiro e março de 2018 foi de US$ 11,7 bilhões, correspondente a 29% do total brasileiro no período, que foi de US$ 40,4 bilhões. As cargas de maior valor comercial desembarcadas até em Santos foram óleo diesel (US$ 354,4 milhões), importado dos Estados Unidos, Cingapura, Portugal e outros quatro países; caixas de marchas (US$ 228,7 milhões), importadas do Japão, Indonésia, China e outros 12 países.

Dentre os países que enviam seus produtos ao Brasil via Porto de Santos, a participação da China é de US$ 1,74 bilhões (14,9% no total do Porto). Em segundo, Estados Unidos, com US$ 1,17 bilhões, cerca de 10% do total. Completam os dez maiores parceiros comerciais na importação: Alemanha (5,9%), Coréia do Sul (2,6%), Japão e Itália (ambos 2,4%), Índia (2,3%), França (2,2%), Argentina (2,1%) e México (1,9%).

As informações são da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)

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