Sexta, 29 Março 2024

O Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande (RS) celebrou 103 anos de atividade no último dia 15 de novembro. O cais comercial é que institui a organização portuária em Rio Grande e por isso a data é lembrada como o marco inicial da instituição. Neste ano, a comemoração é dupla. Além de festejar a data, a administração também comemora o crescimento de mais de 4% na movimentação de cargas. Até outubro, as operações no Porto acumularam 35,9 milhões de toneladas.

riogrande navios atracados

Entre os segmentos operacionais, entre janeiro e outubro de 2018, a carga geral está com 11,1% de aumento quando comparado ao mesmo período do ano anterior. São mais de 10 milhões de toneladas, sendo que um dos principais produtos é celulose. O produto sozinho já movimentou mais de 1,3 milhões em 2018, um aumento de 26,9% quando comparado ao ano anterior.

No complexo soja (óleo, farelo e grão), o crescimento é de 2,6% no período analisado. Até outubro, já foram mais de 14,1 milhões de toneladas. Somente o grão de soja movimentou 11,8 milhões de toneladas, aumento de 6,7% ante 2017. "Estamos vendo o reflexo de muito trabalho do setor produtivo gaúcho e do porto que está mostrando que tem capacidade técnica para escoar a produção com agilidade e bom desempenho", afirma o diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco.

Sobre o aniversário, Branco é enfático: "Estamos em um momento ímpar do Porto do Rio Grande e obtendo em 2018 os melhores índices em 103 anos de história. Isso não somente fica resumido a números, falamos em requisição de trabalhadores portuários, geração de receitas, empregos nos terminais privados. Toda uma cadeia de desenvolvimento é gerada a partir do Porto".

Leia também
* Ibama aprova Plano de Dragagem de Manutenção do Porto do Rio Grande
* Os 10 principais portos do Brasil [com infográfico]

A navegação interior, por sua vez, teve crescimento de 17% no número de viagens de embarcações. "Principalmente em função da celulose estamos vendo a hidrovia crescer. Um grande esforço realizado pelo, à época, secretário de Desenvolvimento Fábio Branco, pela Secretaria dos Transportes através do Pedro Westphalen e do secretário Humberto Canuso e também da determinação e do olhar atento do governador José Ivo Sartori que sempre olhou e atuou para o fortalecimento da hidrovia gaúcha", conclui Branco.

Realizando negócios com mais de 90 países, o Porto do Rio Grande tem como principais destinos China, Coreia do Sul, Marrocos, Espanha e Estados Unidos; e como principais origens das importações estão Arábia Saudita, Canadá, Rússia, Marrocos e Israel.

As informações são do site oficial do Porto do Rio Grande.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome