Quinta, 28 Março 2024

O Complexo do Açu, localizado no norte fluminense e administrado pela Prumo Logística, celebrou ter iniciado, ainda em 2018, a construção do que será o maior parque termelétrico da América Latina. A instalação da empresa Gás Natural Açu (GNA), uma parceria entre Grupo Prumo, BP e Siemens, prevê investimentos de R$ 8 bilhões na instalação de terminal de regaseificação e de duas térmicas a gás que, juntas, vão gerar 3GW de energia.

complexo prumo logistica
Foto: Assessoria de comunicação da Prumo Logística

Leia também
* Terminal Multicargas do Porto do Açu já supera volume movimentado em 2017
* Porto do Açu utiliza ZPE para atrair investimentos com origem no Japão
* Porto do Açu recebe comitiva japonesa e busca atrair investimentos internacionais

Quando o empreendimento atingir sua capacidade operacional máxima irá gerar energia suficiente para abastecer 14 milhões de residências, quantidade equivalente ao consumo residencial dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo juntos. A primeira unidade térmica, que começou a ser construída em março de 2018 e gera atualmente 1.800 postos de trabalho, deve iniciar a operação em 2021, e a segunda térmica em 2023.

Para o CEO da Prumo Logística, José Magela, o hub de gás no Açu pode viabilizar o escoamento da produção do gás associado do pré-sal. "Viabilizar o escoamento do petróleo e do gás é essencial para que o Brasil alcance os números de produção que estão projetados. Neste contexto, o Complexo do Açu representa uma nova alternativa de segurança energética e abastecimento para o país, dando opções para que o gás e o petróleo cheguem ao mercado, e gerando energia".

Confiante no crescimento do mercado, a Açu Petróleo (parceria do Grupo Prumo e da Oiltanking) também anunciou novos projetos para os próximos cinco anos. Com a previsão de crescimento de 70% da produção de petróleo nos próximos 10 anos, será necessária uma logística eficiente para dar suporte à exportação, que deve mais que dobrar neste mesmo período. Neste cenário, a Açu Petróleo irá desenvolver no Complexo do Açu o 1º terminal privado de tancagem do Brasil, offshore e onshore, que contará com os serviços de armazenagem, tratamento, blending e de-watering.

As informações são da assessoria de comunicação da Prumo Logística.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome