Sexta, 19 Abril 2024

Em comunicado enviado a clientes e colaboradores nesta quinta-feira, dia 28 de março, o Grupo Libra anunciou o encerramento das operações da Libra Terminais no Porto de Santos. No último dia 7 de janeiro a empresa foi condenada a pagar à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), após longo processo arbitral - veja aqui a sentença - uma dívida bilionária ao porto santista. Portogente acompanhou de perto o caso, conforme é possível conferir nos links abaixo.

codesps
Foto: Alex Almeida/Acervo Portogente

Leia também
* Necessário saber tudo sobre a Libra no Porto de Santos
* Libra rumo ao fim no Porto de Santos
* Ministro Moro e a dívida da Libra com o Porto de Santos
* Libra condenada a pagar dívida com a Codesp

A companhia decretou recuperação judicial e foi impedida de obter a renovação de seus contratos de arrendamento em Santos. O modelo de contrato da Libra e da forma que o assumiu atravessou uma fase de transição de paradigma na movimentação de contêineres no porto santista. Foi o primeiro contrato de arrendamento após a Lei 8.630 e em fase de aprimoramento. Por isso, os preços estabelecidos eram incompatíveis com o negócio portuário. Para sobreviver, a operadora portuária deixou de pagar o que era devido e tentou sempre solucionar a dívida politicamente. O e-mail informando o encerramento das operações foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Omar Carneiro da Cunha, e pelo CEO do Grupo Libra, Roberto Lopes. Ainda não há informações sobre o destino de funcionários e das áreas atualmente ocupadas pelos terminais da Libra no porto organizado.

Confira a seguir a íntegra do comunicado. 

Prezado colaborador,

Com muito orgulho da nossa história de quase 25 anos de operações, mas por isso mesmo também com muito pesar, comunicamos o encerramento das nossas operações portuárias na Libra Terminais Santos.

Foram anos de muito trabalho e dedicação, alegrias, aprendizados e crescimento. Formamos muitas parcerias, operamos as mais diversas cargas e navios e tivemos grandes profissionais formados na Libra Terminais Santos, companhia que sempre teve como marca a Paixão por Servir.

Infelizmente, em função da determinação do TCU para que as concessões operadas pela Libra no Porto de Santos se encerrem até maio de 2020, os contratos de operação portuária com nossos parceiros armadores não foram renovados e os serviços que eram operados na Libra Terminais Santos serão transferidos para outro terminal no Porto de Santos.

Com isso, após a última escala dos serviços regulares, o que está previsto para o dia 28 de abril de 2019, a capacidade de continuação das operações da Libra Terminais Santos será afetada, tornando necessária uma readequação completa da unidade à essa realidade nos próximos meses.

O Grupo Libra esclarece que honrará todos os compromissos com seus colaboradores em função da reestruturação que será necessária.

Reconhecemos o valor e agradecemos ao time da Libra Terminais Santos, que incansavelmente dedicou-se ainda com mais afinco e determinação durante esses últimos meses, garantindo aos nossos clientes um excelente nível de serviço e atendimento reconhecido pelo mercado.

Se nossos contratos comerciais não foram renovados não foi por problemas de nível de serviço ou atendimento as necessidades de nossos clientes e parceiros, mas simplesmente pela insegurança de continuidade de nossas operações ocasionadas pela decisão do TCU.

Importante reforçar que as demais operações do Grupo Libra não serão afetadas e continuarão oferecendo a qualidade e atendimento que diferencia as operações da Libra.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome