Quinta, 25 Abril 2024

A movimentação de contêineres por cabotagem bateu um recorde histórico no Porto de Salvador, na capital baiana. A modalidade registrou em março o melhor desempenho mensal do Porto e também no acumulado do primeiro trimestre de 2019. Foram movimentados 5.149 contêineres no terceiro mês deste ano. Até então, o maior volume tinha sido registrado em agosto de 2018. Em março, a movimentação entre o Porto de Salvador e os demais terminais do Brasil gerou um aumento de 47% comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os destaques foram a movimentação de polímeros, com alta de 210%, e de cargas siderúrgicas e metalúrgicas, com 326% de melhora no desempenho.

conteiner patio nav
Foto: Michael Gaida/PixaBay

Leia também
* Um novo TUP em Salvador?
* Cabotagem descomplicada
* Projeto de lei dos EUA incentiva construção naval dedicada à cabotagem

A cabotagem ganha espaço na logística brasileira por ser uma opção mais segura, com menos chances de avarias e possiblidade de reduzir custos em até 30%. Só no primeiro trimestre de 2019 foram transportados 12.473 contêineres cheios, um aumento de 22% com relação ao mesmo período de 2018.

A modalidade também ganhou adeptos na movimentação geral de cargas, que, em março, teve alta de 21% em relação ao mesmo período de 2018. No fechamento do trimestre, o aumento foi de 11%, com 50.106 contêineres. As importações, em março, de peças e equipamentos, tiveram um aumento de 79%, enquanto que a borracha subiu em 60%, e os minérios em 56%. No trimestre, os destaques foram para peças e equipamentos (+49%), produtos de varejo (+25%) e polímeros diversos (+20%).

Ainda sobre a consolidação da cabotagem, as frutas estiveram entre as principais cargas exportadas no primeiro trimestre de 2019, tendo um aumento de 38% com relação ao ano anterior. Ao analisar somente o mês de março, a alta foi de 81%. A Europa foi o principal destino dos frutos cultivados no Vale do São Francisco.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome