Desde 15 de maio último, está ativo, na capital alagoana, o programa Qualifica Porto, que tem como objetivo requalificar o trabalhador portuário em suas atividades diárias. O projeto vai oferecer, gratuitamente, cursos de capacitação para cerca de 600 trabalhadores do setor. 

A ideia do programa surgiu porque a grande parte da mão de obra realizada no escoamento e descarga de mercadorias no Porto de Maceió é feita por trabalhadores avulsos. O intuito do Qualifica Porto é disponibilizar para as empresas instaladas no Porto de Maceió profissionais mais bem preparados para enfrentar os crescentes desafios e oportunidades oferecidos pelo mercado de trabalho. 

O programa é fruto de uma parceria entre Governo Federal (representado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e o Ministério do Turismo) e a iniciativa privada. A ideia do programa é atender os profissionais das áreas de: Controle de processos industriais; Eletromecânica; Eletrotécnico; Técnico em manutenção de máquinas industriais; Técnico em manutenção de máquinas pesadas; Técnico em mecânica de precisão; Técnico em soldagem; Técnico em laboratório de análises químicas; e Analista de sistema.

Os ministérios do Transportes e do Turismo viabilizarão investimento no valor de R$ 100 milhões para modernização dos sistemas de informação, recuperação das vias e do terminal de granel líquido, a construção da estação de passageiros e a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução. Com essa construção, Maceió entra para um rol de poucos Portos no Brasil, com total capacidade de receber navios de cruzeiro de classe mundial.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O que você achou? Comente