Quinta, 18 Abril 2024

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, recebeu uma comitiva da Embaixada da República Islâmica do Irã, no início deste mês, no Porto do Itaqui.

Os principais focos de interesse da representação do Irã em relação ao Porto do Itaqui são o agronegócio (soja e milho), boi vivo e combustível. Vale lembrar que o primeiro navio de milho carregado pelo Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), em 2015, seguiu para o Irã.

O Irã é um importante parceiro comercial brasileiro e o Itaqui já faz alguns embarques para lá, principalmente de cereais. “O embaixador demonstrou bastante interesse em aprofundar a conversa sobre embarque de carga viva, que também é um projeto de interesse do estado e nós estamos preparando uma agenda para tratar desse assunto”, comentou Lago.

As tratativas sobre potenciais parcerias estão na pauta de um novo encontro, dessa vez em Brasília, com o objetivo de dar seguimento à discussão sobre as operações de carga viva.
Em 2016 foi realizado o primeiro embarque de gado maranhense pelo Itaqui, o que movimentou R$ 42 milhões para pequenos e médios produtores em dois embarques.

As exportações de boi vivo representam um nicho de mercado que já vem sendo fomentado pelo Governo do Maranhão junto aos produtores por gerar emprego e renda. A operação beneficia toda uma cadeia produtiva que envolve pecuaristas, trabalhadores rurais, operadores de pastagem e forragem, fornecedores de produtos químicos, veterinários, vendedores, criadores e operadores portuários, entre outros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome