Quarta, 24 Abril 2024

É incrível o que temos visto nos últimos anos. A produção brasileira de commodities de soja e milho tem crescido vertiginosamente. Temos batido recordes de safras, e consequentemente os portos tradicionalmente utilizados para escoar os grãos brasileiros começaram a enfrentar cada vez mais gargalos e variados tipos de problemas.

> Acesse o WebSummit (congresso digital) Arco Norte, Porta para o Mundo

O resultado direto disso foi o custo logístico e claims que começaram a surgir pela demora no embarque de cargas. Todo um processo que aconteceu e os todos os players que trabalham no segmento de grãos começaram a analisar e buscar uma nova rota logística no Brasil para poder escoar esses grãos às nações compradoras. Essa busca foi para tentar com que o mercado brasileiro permanecesse competitivo frente aos concorrentes internacionais que produzem tanto a soja como o milho.

promare arconorte

Vemos na última década toda uma descentralização dos portos tradicionais no escoamento de grãos e o começo de uma utilização cada vez maior dos portos que estão acima do paralelo 16º, que é o que chamamos de Arco Norte, que se tornou um ponto estratégico para o Brasil e para a forma com que escoamos nossos grãos.

Cada vez mais em voga e cada vez mais competitiva, essa nova logística, principalmente em decorrência da expansão do Canal do Panamá que permitiu, inclusive, a redução no custo do transporte marítimo para levar essa carga dos portos acima do paralelo 16º pra Ásia e pro Hemisfério Norte.

promare rclaw

Desde 2015, os portos do Arco Norte já figuram como a segunda maior logística brasileira. Estimativas do Instituto Matogrossense de Agropecuária apontam que até 2023 o Arco Norte seráresponsável por 50% das exportações dos grãos produzidos no estado do Mato Grosso.

Faça parte do Websummit do Portogente sobre o Arco Norte para que possa acompanhar detalhes, benefícios e oportunidades que essa região tem a oferecer e entender melhor porquê o Arco Norte saiu de 8% para 34% de todo o escoamento de grãos do Brasil.

Larry Carvalho é consultor e advogado especializado no transporte marítimo para o setor portuário e sócios das empresas Promare e RC Law

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome