Quinta, 18 Abril 2024

Ainda que nem sempre esteja em evidência, a soldagem é um processo muito importante na atividade industrial. Diversas matérias primas precisam passar por esse processo para que se tornem produtos que usamos no dia a dia.

A soldagem é a união entre peças de metal através de uma fusão. Ela é utilizada principalmente na indústria, mas também é bastante importante para a fabricação de artesanatos, joias e na engenharia. Esse processo também permite que duas partes do mesmo material se comportem como uma só, sem comprometer as propriedades físicas e químicas de sua base.

soldagem industria
Imagem de Mike Flynn publicada no banco gratuito Pixabay

Existem várias formas de fazer a soldagem, mas normalmente ela é composta por uma fonte de energia e pelos materiais que serão ligados.

Invenção do processo

Quem vê máquinas tão simples hoje em dia, como a inversora de solda, pode nem imaginar a origem desse processo.

Ela começou a ser utilizada em 1801, popularizada principalmente pela Revolução Industrial. Desde então, vem se modernizando bastante, apesar de manter seus princípios básicos. Em 1877, foi criada a solda por resistência, enquanto em 1885 foi desenvolvida a solda por arco elétrico, que resultaria no processo mais popular dos dias de hoje.

Todos esses desenvolvimentos e evolução do processo foram essenciais para a Primeira Guerra Mundial. Muitas das invenções humanas aparecem em tempos de grandes necessidades, e a soldagem, que havia sido criada e aperfeiçoada anos antes da guerra, foi muito importante para atender às demandas da época.

Além disso, toda a indústria naval foi bastante beneficiada pela soldagem. Sem esses instrumentos e as constantes inovações nas técnicas de solda, seria muito complicado criar as embarcações que hoje conhecemos: grandes, seguras e eficientes.

Tecnologia continua a ser aperfeiçoada

Ainda que muito do que temos hoje já foi feito no passado por essas técnicas, a indústria continua a desenvolver novas maneiras de soldar os materiais. Com o objetivo de gastar menos energia e ter um trabalho mais eficiente, em 2000, o mundo se deparou com uma outra inovação: a solda por pulso magnético.

Já em 2008, poucos anos atrás, foi criada a solda híbrida a laser, tornando esse processo ainda mais prático e seguro.

De acordo com a indústria, esses avanços ainda não terminaram e no futuro teremos novas e mais eficientes maneiras de soldar os materiais metálicos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome