A aplicação de novas tecnologias em ritmo acelerado no mercado de trabalho está tornando muito complexa a escolha, por parte dos jovens, da profissão a adotar para o seu futuro. De acordo com recente levantamento encomendado pela rede social LinkedIn, as profissões ligadas aos setores de tecnologia da informação e de Internet são as mais promissoras para os próximos anos, ocupando 13 das 15 quinze primeiras colocações melhor avaliadas.

Essa mudança de paradigma, entretanto, é acompanhada há muitos anos pelos estudiosos da área de humanas. A Betway, site de caça níquel online, publicou em seu blog uma série que menciona um artigo publicado em 1988, no jornal Press and Sun-Bulletin, que ressaltava as ondas de reinvenção tecnológica e a potencialidade de empregos que não poderiam ser substituídos pela automação como consultor de bem estar, treinador de robôs e engenheiro de Inteligência Artificial.

Compreender as características da transformação tecnológica é essencial para estar preparado para os desafios profissionais dos próximos anos. Estadistas de todo o planeta precisam estar conscientes da necessidade de desenvolver o conhecimento e o controle da comercialização e distribuição internacionais. Apostar em jogos online e disponíveis para faturar prêmios oferecidos por estruturas online também.

tecnologia trabalho emprego

Todos os organismos hoje existentes no planeta estão intrinsecamente interdependentes. É possível notar que neste ano de 2020 a maioria das pessoas está agindo de acordo com os comportamentos exigidos pelas suas crenças e religiões.

O extermínio de diversas profissões por conta do avanço da tecnologia não é novidade na história humana. Para Klaus Schwab, presidente do World Economic Forum – entidade independente que produz estudos sobre economia -, a humanidade já demonstrou por três vezes sua capacidade de criar profissões e vagas de trabalho em volume superior ao perdido para a tecnologia. O problema, agora, é que esta nova revolução em curso parece destruir empregos numa velocidade muito maior do que a sociedade está sendo capaz de criar novos postos.

Habilidades mentais e estratégicas serão diferenciais importantes no mercado de trabalho ao longo dos próximos anos. A capacidade de criação e de atuar de modo interdisciplinar também continuará a ser importante, afinal empresas com foco na Internet cada vez mais ocupam posição de destaque no mercado financeiro. Colocar em prática aos conceitos relativos À Inteligência Artificial e “informar” às máquinas o que, quando e como fazer são exemplos de competências indispensáveis no futuro. Não fará sentido ser fisicamente extraordinário para desenvolver uma atividade onde um robô ou outro equipamento poderá executar a mesma tarefa. Mesmo habilidades como capacidade de interpretação correm o risco de não serem utilizadas futuramente, uma vez que cada vez mais os softwares fazem isso por nós.

Diante desse cenário mundial, a perspectiva de movimentação de empregos na área de tecnologia em 2020 deverá envolver cargos como analista de dados e profissionais capacitados para estudar e gerenciar dados para o desenvolvimento de aplicações.

É importante ressaltar, todavia, que habilidades como a competência de trabalhar em equipe, entender o comportamento humano e criar engrenagens que economizam esforços serão sempre muito requisitadas no mercado de trabalho mundial, independente da aplicação de novas tecnologias criadas pelo ser humano.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O que você achou? Comente