Quarta, 24 Abril 2024

Durou exatamente 10 dias a viagem de quase quatro mil quilômetros que o navio Vicente Pinzón fez entre o Porto de Imbituba, em Santa Catarina, e o Porto do Pecém, no litoral oeste do Ceará. A embarcação cargueira descarregou, após atracar na APM Terminals, três transformadores no berço 8 do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do porto cearense.

Os transformadores de energia elétrica da WEG S.A. foram fabricados em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Cada um dos três gigantes pesa 106 toneladas, o equivalente a quase quatro contêineres completamente carregados. O peso bruto (carga + tara) de um contêiner de 40 pés é de 32,5 toneladas .

pecem transformadores
Foto: Divulgação/Gerência de Comunicação Corporativa do Porto do Pecém

Leia também
* Roterdã investe 75 milhões de euros e participará de estratégias do Porto de Pecém
* WebSummit Logística do Arco Norte

"O Pecém é um porto de múltiplas utilidades, ou seja, atende a vários segmentos de cargas. E essa carga, que é fora das dimensões habituais, exigiu de toda a nossa equipe uma operação especial. Testamos nossa capacidade de segurança e produtividade. Além disso, concluímos que a cabotagem foi o modal ideal para transportar esse tipo de carga", disse Raul Viana, gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém.

Os transformadores foram transportados pela linha ALCT 2 da Aliança Navegação e Logística, uma das seis linhas de cabotagem que servem regularmente o Porto do Pecém. Hoje, o terminal portuário cearense detém o segundo maior número de linhas de cabotagem no Brasil, atrás apenas do Porto de Santos, o principal do Hemisfério Sul.

Outros dois descarregamentos de transformadores estão programados para os dias 13 e 20 desse mês de fevereiro. Ao todo serão descarregados sete transformadores no Porto do Pecém. Do terminal cearense os equipamentos seguem via transporte rodoviário até o município de Assu, no Rio Grande do Norte.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome